Notícias

Por: Lenise Clós Borstmann

Você teve um dia incrível hoje?

Pode ser que a gente não se conheça, mas eu garanto que você já teve um dia ruim. Muito ruim, daqueles que doem. Doem como nunca doeu. E achou até que nunca iria passar. E passou. Certo? Mas esse texto não é sobre dias ruins. Acompanhe comigo!

O dia amanhecia na capital gaúcha, o sol entre os prédios parecia prometer uma terça-feira calorosa. O trânsito sussurrava: não vai dar tempo! E a mentalidade positiva insistia em dizer que ia. 

Tudo fluindo de acordo com a rotina corrida de quem já habita uma cidade grande. 

E a oração naquele momento da manhã, era: "Meu querido Deus, me abençoe neste dia". Eu estava correndo contra o tempo para dar um cheirinho na minha irmã que eu não via há longos meses ( ela estava realizando a última sessão de quimioterapia pertinho de mim), depois de eu ter coletado amostra do meu gene para obter o mesmo resultado que ela – ou não – para câncer de mama hereditário. Eu queria mesmo ter visto a minha irmã e ter dado os parabéns para ela, por ter aguentado fortemente todas aquelas sessões de “veneno e saúde”; e um abraço, para demonstrar o quanto eu estava orgulhosa dela. Foram dias difíceis. E dias que doeram como nunca. 

Mas, não deu tempo! "Tudo bem", disse ela. Mas eu não fiquei bem. Fiquei com culpa de não ter sido mais ágil, de não ter corrido, pensado mais, etc. Mas eu não precisava ficar assim, com sentimento de culpa. O tratamento dela foi um sucesso, ela está bem e eu também. E logo nos veremos. Dias melhores virão!  

"Obrigada, Deus”!

Encerra-se o expediente, hora de retornar à rotina "normal". Atraso na saída (aplicativo de carona é assim mesmo). O trânsito insistiu outra vez: não vai dar tempo!

Acomodem-se passageiros, a viagem vai começar! Uma pausa para uma blitz na estrada.

Doooooois ou uuum? 

Um, sai fora. 

Aquele passageiro ao meu lado, não seguiu viagem. Ele era suspeito, e poderia possuir intenções adversas às pessoas de bem. Poderia não, ele tinha. Em liberdade há poucos dias, deve ter retornado para onde não deveria ter saído (munido de uma faca).
Volte na linha oito e releia a primeira frase. E foi o que aconteceu!

Dessa vez eu tive tempo. Tempo de chegar em casa e bem. Aquele motorista também. Chegou em casa, para sua esposa e duas filhas, com os seus bens e valores da viagem. 

Avaliação: 10 estrelas! Para o motorista e para a resposta de Deus à minha oração.

Volto a perguntar, qual a probabilidade de você ter um dia incrível hoje?
25 de setembro de 2025
Embora não seja obrigatório, contar com orientação profissional é altamente recomendado. A análise técnica ajuda a evitar erros que podem levar a negativas do INSS.
23 de setembro de 2025
Decisão do STF beneficia seguradas facultativas e autônomas: mais facilidade para conseguir o Salário-Maternidade
19 de setembro de 2025
Especialistas apontam como causas principais a insuficiência de pessoal, o ritmo lento de análise processual e as dificuldades tecnológicas
19 de setembro de 2025
A normativa estabelece que o pedido poderá ser feito por pensionistas habilitados ou por herdeiros do segurado falecido
12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o