Notícias

Por: Lenise Clós Borstmann

Você teve um dia incrível hoje?

Pode ser que a gente não se conheça, mas eu garanto que você já teve um dia ruim. Muito ruim, daqueles que doem. Doem como nunca doeu. E achou até que nunca iria passar. E passou. Certo? Mas esse texto não é sobre dias ruins. Acompanhe comigo!

O dia amanhecia na capital gaúcha, o sol entre os prédios parecia prometer uma terça-feira calorosa. O trânsito sussurrava: não vai dar tempo! E a mentalidade positiva insistia em dizer que ia. 

Tudo fluindo de acordo com a rotina corrida de quem já habita uma cidade grande. 

E a oração naquele momento da manhã, era: "Meu querido Deus, me abençoe neste dia". Eu estava correndo contra o tempo para dar um cheirinho na minha irmã que eu não via há longos meses ( ela estava realizando a última sessão de quimioterapia pertinho de mim), depois de eu ter coletado amostra do meu gene para obter o mesmo resultado que ela – ou não – para câncer de mama hereditário. Eu queria mesmo ter visto a minha irmã e ter dado os parabéns para ela, por ter aguentado fortemente todas aquelas sessões de “veneno e saúde”; e um abraço, para demonstrar o quanto eu estava orgulhosa dela. Foram dias difíceis. E dias que doeram como nunca. 

Mas, não deu tempo! "Tudo bem", disse ela. Mas eu não fiquei bem. Fiquei com culpa de não ter sido mais ágil, de não ter corrido, pensado mais, etc. Mas eu não precisava ficar assim, com sentimento de culpa. O tratamento dela foi um sucesso, ela está bem e eu também. E logo nos veremos. Dias melhores virão!  

"Obrigada, Deus”!

Encerra-se o expediente, hora de retornar à rotina "normal". Atraso na saída (aplicativo de carona é assim mesmo). O trânsito insistiu outra vez: não vai dar tempo!

Acomodem-se passageiros, a viagem vai começar! Uma pausa para uma blitz na estrada.

Doooooois ou uuum? 

Um, sai fora. 

Aquele passageiro ao meu lado, não seguiu viagem. Ele era suspeito, e poderia possuir intenções adversas às pessoas de bem. Poderia não, ele tinha. Em liberdade há poucos dias, deve ter retornado para onde não deveria ter saído (munido de uma faca).
Volte na linha oito e releia a primeira frase. E foi o que aconteceu!

Dessa vez eu tive tempo. Tempo de chegar em casa e bem. Aquele motorista também. Chegou em casa, para sua esposa e duas filhas, com os seus bens e valores da viagem. 

Avaliação: 10 estrelas! Para o motorista e para a resposta de Deus à minha oração.

Volto a perguntar, qual a probabilidade de você ter um dia incrível hoje?
Por Gabriela Dávila 4 de julho de 2025
Mesmo com decisões favoráveis dos tribunais superiores, trabalhadores rurais que começaram a trabalhar ainda crianças continuam enfrentando dificuldades para ter esse período reconhecido na hora de se aposentar.
Por Eric Rodrigues 4 de julho de 2025
O vício em jogos de aposta, conhecido como ludopatia, já começa a trazer consequências graves para a saúde mental dos brasileiros, e para o sistema previdenciário. Em apenas dois anos, o número de auxílios por incapacidade temporária concedidos pelo INSS a trabalhadores diagnosticados com o transtorno saltou mais de 2.
Por Gabriela Dávila 4 de julho de 2025
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode mudar a vida de muitas mulheres do campo. O Projeto de Lei 2047/23 garante que mulheres que trabalham na roça não percam o direito à aposentadoria só porque aparecem como “dona de casa” ou “do lar” em do
Por Eric Rodrigues 4 de julho de 2025
A Justiça Federal de Santa Maria (RS) condenou uma mulher, natural de Crissiumal (RS), por ter recebido de forma indevida seis parcelas de um benefício assistencial pertencente a uma pessoa já falecida. A sentença, assinada pelo juiz Jorge Luiz Ledur Brito, foi publicada no dia 23 de junho.
Por Eric Rodrigues 4 de julho de 2025
Um novo projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados propõe a concessão de empréstimos emergenciais, sem juros ou taxas administrativas, para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que enfrentem atrasos na liberação de benefícios previdenciários.
26 de novembro de 2024
A medida visa apoiar financeiramente idosos e pessoas com deficiência, diante de perdas causadas por eventos climáticos recentes.
21 de novembro de 2024
O STJ está prestes a enfrentar uma questão de grande relevância para os trabalhadores autônomos: a possibilidade de concessão da aposentadoria especial.
Por Gabriela Dávila 14 de novembro de 2024
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 573/06.
Por Mariele Gross 8 de novembro de 2024
A medida busca proporcionar maior segurança e estabilidade no recebimento do benefício, eliminando a burocracia.
Mais Posts