Notícias

O falso milagre da aposentadoria em dez dias

Imagem: Acervo Pessoal

A notícia da prisão de uma falsa advogada realizada no último sábado, 06, em Pelotas,  e divulgada na manhã de quinta-feira, 11, traz à pauta um alerta de extrema importância para a população em geral. Acusada de enganar mais de seis mil pessoas com promessas de aposentadorias e auxílios-doença em um prazo de dez dias, a mulher de 39 anos, atuou por cerca de três anos aplicando golpes em agricultores e pessoas sem conhecimento jurídico, alegando haver uma brecha na legislação para acelerar a liberação de benefícios junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e possuir contatos importantes dentro do órgão.


De acordo com a Polícia Civil, o suposto esquema teria movimentado pelo menos R$ 2 milhões, prejudicando pessoas de Pelotas e municípios vizinhos.


A advogada previdenciarista, umas das referências no assunto, Dra. Jane Berwanger, alerta para as falsas promessas. “As pessoas precisam ter muito cuidado com essas promessas de resolver tudo rápido, quando todos sabemos que existem milhões de procedimentos aguardando no INSS. Essa solução rápida, geralmente não existe. Até acontecem de serem concedidos benefícios pelo sistema, mas é pouco comum”, explica.


Segundo ela, essa reportagem mostra justamente que as pessoas não devem acreditar em falsas promessas de pessoas que dizem que resolverão tudo imediatamente. “Tenham muito cuidado, desconfiem dessas situações. Não busquem atalhos que muitas vezes podem levar a situações muito mais complicadas”.


Por Eric Rodrigues 13 de agosto de 2025
A noite da última terça-feira, 12 de agosto, foi marcada por aprendizado e troca de experiências na sede da Associação dos Profissionais da Contabilidade de Cachoeira do Sul. Mais de 100 pessoas, entre produtores rurais, segurados e profissionais da área do Direito, participaram da palestra gratuita “Previdência também
Por Gabriela Dávila 13 de agosto de 2025
O Supremo Tribunal Federal (STF) está analisando uma questão que pode mudar a vida de milhares de mulheres vítimas de violência doméstica em todo o Brasil: quem deve pagar o salário quando, por medida protetiva prevista na Lei Maria da Penha, a trabalhadora precisa se afastar de suas funções por até seis meses.
13 de agosto de 2025
Não é raro, especialmente em cidades que fazem fronteira com Paraguai, Argentina e Uruguai, encontrar trabalhadores rurais que cruzam os limites nacionais em busca de oportunidades.
7 de agosto de 2025
Foi deflagrado na manhã de terça-feira (5), a Operação Apófis, que tem como alvo uma organização criminosa acusada de fraudar benefícios da Previdência Social em larga escala.
Por Gabriela Dávila 7 de agosto de 2025
A partir de 2 de março de 2026, todos os pedidos judiciais do Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinados a pessoas com deficiência deverão passar, obrigatoriamente, por uma avaliação biopsicossocial.
Por Eric Rodrigues 7 de agosto de 2025
A Polícia Federal deflagrou, na última semana, duas operações distintas no estado do Amazonas com o objetivo de combater fraudes no pagamento do auxílio-reclusão, um benefício concedido pelo INSS aos dependentes de segurados de baixa renda que foram presos.
Por Guilherme Life 7 de agosto de 2025
Na próxima terça-feira, dia 12 de agosto, às 19h, a Associação dos Profissionais da Contabilidade de Cachoeira do Sul será palco de uma palestra gratuita e de grande relevância para o meio rural.
Por Eric Rodrigues 30 de julho de 2025
O Governo Federal publicou um novo decreto que vai mudar a forma como os brasileiros acessam benefícios como Bolsa Família, Farmácia Popular, aposentadorias e auxílios do INSS.
30 de julho de 2025
As agências da Previdência Social em todo o Brasil começaram a receber, nesta semana, o reforço de 500 novos peritos médicos federais.
Por Eric Rodrigues 25 de julho de 2025
A partir de janeiro de 2026, pessoas com fibromialgia passarão a ser reconhecidas oficialmente como pessoas com deficiência (PcD) em todo o Brasil.