Notícias

INSS lança o 'Meu INSS+' e traz vantagens aos beneficiários Saiba como emitir o seu!

Imagem: Aplicativo Meu INSS

No último dia 22, segunda-feira, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trouxe uma grande novidade para aposentados, pensionistas e outros beneficiários: o lançamento da Carteira Virtual do Beneficiário e do Meu INSS+. Estes dois recursos digitais prometem tornar o acesso a benefícios mais prático, seguro e cheio de vantagens.


A iniciativa é parte do chamado "Clube de Vantagens" do INSS, um projeto criado a partir da parceria entre o Ministério da Previdência, o próprio INSS, e os bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal. Com isso, estima-se que cerca de 19 milhões de beneficiários, independentemente de serem ou não correntistas destes bancos, poderão desfrutar dos descontos e serviços oferecidos.


Mas, quais são esses benefícios do “Meu INSS+”?


Além de permitir a confirmação de dados sem a necessidade de imprimir comprovantes, os segurados passarão a ter direito a descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens e muito mais.


A Carteira do Beneficiário é um documento digital criado para facilitar a vida dos segurados do INSS que possuem benefícios ativos. Mas atenção: aqueles que recebem o seguro-defeso pescador artesanal, infelizmente, não poderão emitir a carteira.


A nova carteira digital contém informações importantes do titular do benefício, como: nome completo, Cadastro de Pessoa Física (CPF), número do benefício, espécie do benefício, data de emissão, data de validade, foto e um QR Code. Porém, vale ressaltar que a Carteira do Beneficiário não substitui um documento oficial de identificação.


Se você ficou interessado e quer emitir a sua Carteira do Beneficiário, é fácil. Siga o passo a passo abaixo:


Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;


  1. Procure pelo item 'Carteira do Beneficiário';
  2. Selecione uma foto sua para a carteira;
  3. Confirme que está ciente de que, ao apresentar a carteira, os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code;
  4. Pronto! A sua carteira do beneficiário estará disponível.


25 de setembro de 2025
Embora não seja obrigatório, contar com orientação profissional é altamente recomendado. A análise técnica ajuda a evitar erros que podem levar a negativas do INSS.
23 de setembro de 2025
Decisão do STF beneficia seguradas facultativas e autônomas: mais facilidade para conseguir o Salário-Maternidade
19 de setembro de 2025
Especialistas apontam como causas principais a insuficiência de pessoal, o ritmo lento de análise processual e as dificuldades tecnológicas
19 de setembro de 2025
A normativa estabelece que o pedido poderá ser feito por pensionistas habilitados ou por herdeiros do segurado falecido
12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o