Notícias

TRF4 define o prazo de 20 dias para INSS pagar o BPC/LOAS de idosa

Imagem:: Freepik

A idosa solicitou o BPC/LOAS porque não estava conseguindo garantir o próprio sustento, nem comprar as medicações necessárias.


O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) definiu o prazo de 20 dias para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pague o Benefício Assistencial de uma idosa em situação de vulnerabilidade social.


A idosa entrou com uma ação solicitando o BPC/LOAS porque não estava conseguindo garantir o próprio sustento. Além disso, a aposentadoria do marido, de pouco mais de um salário mínimo, não era suficiente para comprar as medicações necessárias. No entanto, a decisão em primeira instância negou o pedido. A justificativa era de que a idosa não cumpriu o critério de renda. Dessa forma, ela recorreu ao TRF4.


A Decisão do TRF4:

Ao analisar o caso, o TRF4 entendeu que para calcular a renda da família, é preciso descontar o valor de uma salário-mínimo da aposentadoria do marido. Feito isso, a renda da idosa seria apenas de 1/4 de salário-mínimo. Dessa forma, o requisito de renda seria atendido, gerando direito ao BPC/LOAS.


Sendo assim, o Tribunal determinou que o INSS inicie os pagamentos do benefício dentro do prazo de 20 dias.

 

O que é o BPC/LOAS?

O BPC/LOAS é uma prestação paga no valor de salário mínimo para idosos maiores de 65 anos ou pessoas com deficiência. Desde que não possuam meios de prover à própria subsistência ou de tê-la provida por sua família.


Então, basicamente existem dois requisitos cumulativos para a concessão do BPC/LOAS:


·        Deficiência (ou idade de 65 anos);

·        Necessidade econômica.


Portanto, para obtenção do benefício não é preciso que a pessoa tenha contribuído para o INSS, bastando que este preencha os requisitos. Além disso, requer-se o cadastro no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, e estar com todos os dados atualizados.


Fonte: Previdenciarista

Por Eric Rodrigues 13 de agosto de 2025
A noite da última terça-feira, 12 de agosto, foi marcada por aprendizado e troca de experiências na sede da Associação dos Profissionais da Contabilidade de Cachoeira do Sul. Mais de 100 pessoas, entre produtores rurais, segurados e profissionais da área do Direito, participaram da palestra gratuita “Previdência também
Por Gabriela Dávila 13 de agosto de 2025
O Supremo Tribunal Federal (STF) está analisando uma questão que pode mudar a vida de milhares de mulheres vítimas de violência doméstica em todo o Brasil: quem deve pagar o salário quando, por medida protetiva prevista na Lei Maria da Penha, a trabalhadora precisa se afastar de suas funções por até seis meses.
13 de agosto de 2025
Não é raro, especialmente em cidades que fazem fronteira com Paraguai, Argentina e Uruguai, encontrar trabalhadores rurais que cruzam os limites nacionais em busca de oportunidades.
7 de agosto de 2025
Foi deflagrado na manhã de terça-feira (5), a Operação Apófis, que tem como alvo uma organização criminosa acusada de fraudar benefícios da Previdência Social em larga escala.
Por Gabriela Dávila 7 de agosto de 2025
A partir de 2 de março de 2026, todos os pedidos judiciais do Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinados a pessoas com deficiência deverão passar, obrigatoriamente, por uma avaliação biopsicossocial.
Por Eric Rodrigues 7 de agosto de 2025
A Polícia Federal deflagrou, na última semana, duas operações distintas no estado do Amazonas com o objetivo de combater fraudes no pagamento do auxílio-reclusão, um benefício concedido pelo INSS aos dependentes de segurados de baixa renda que foram presos.
Por Guilherme Life 7 de agosto de 2025
Na próxima terça-feira, dia 12 de agosto, às 19h, a Associação dos Profissionais da Contabilidade de Cachoeira do Sul será palco de uma palestra gratuita e de grande relevância para o meio rural.
Por Eric Rodrigues 30 de julho de 2025
O Governo Federal publicou um novo decreto que vai mudar a forma como os brasileiros acessam benefícios como Bolsa Família, Farmácia Popular, aposentadorias e auxílios do INSS.
30 de julho de 2025
As agências da Previdência Social em todo o Brasil começaram a receber, nesta semana, o reforço de 500 novos peritos médicos federais.
Por Eric Rodrigues 25 de julho de 2025
A partir de janeiro de 2026, pessoas com fibromialgia passarão a ser reconhecidas oficialmente como pessoas com deficiência (PcD) em todo o Brasil.