Notícias

STF adia julgamento da revisão da vida toda para 28/2 

Foto: Freepik

A previsão do julgamento é que volte a ser analisado na quarta-feira (7), em sessão física. Saiba mais informações. 


O julgamento da revisão da vida toda, que era para ter acontecido em 1º de fevereiro, foi adiado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), agora será realizado no dia 28/2. A revisão possibilita ao segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) usar todas as suas contribuições previdenciárias para o cálculo de benefício, não somente as feitas após julho de 1994. Saiba mais. 


 


Para quando o julgamento estava marcado? 


O julgamento da revisão da vida toda estava marcado para esta quinta-feira (1º), no entanto, foi adiado. Segundo nota na imprensa, o motivo foi a “falta de tempo na sessão de Abertura do Ano Judiciário, que contou com discursos sobre a volta da harmonia entre as instituições e do respeito à democracia”. 


Quando o julgamento será retomado? 


Até a publicação desta notícia, a previsão do julgamento é que volte a ser analisado na quarta-feira (7), em sessão física. Porém, de acordo com atualização do STF, irá retornar em 28/02. Na votação passada, realizada em 2023, sete ministros votaram em sentidos diferentes. No próximo julgamento, os ministros poderão alterar ou manter seus votos anteriores. 


 


O que acontecerá na retomada? 


No próximo julgamento, previsto para a próxima quarta (7), todos os ministros terão de se manifestar, e os que já votaram poderão mudar seus votos. Porém, “apenas o de Rosa Weber não poderá ser alterado, pois ela se aposentou. Ela será substituída por Flávio Dino, que assume a cadeira em 22 de fevereiro”. 


 


Confira a linha do tempo da revisão 


Em dezembro de 2022, o STF considerou o modelo de cálculo de revisão constitucional; 


Em março de 2023, o INSS pediu a suspensão de processos de revisão; 


Desde julho de 2023, os processos de revisão de aposentadoria estão suspensos por decisão do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso; 


No dia 11 de agosto, o STF iniciou o julgamento do recurso, contudo o ministro Cristiano Zanin Martins pediu vista e suspendeu o processo por até 90 dias; 


Em novembro, o plenário voltou ao julgamento da revisão, mas a decisão final será dada em 2024, após o recesso do Judiciário. 


Quem poderá se beneficiar com a conclusão do julgamento? 


A revisão, sendo aprovada, possibilita que aposentados e pensionistas do INSS possam usar todas as suas contribuições previdenciárias para o cálculo de benefício, não apenas as feitas após julho de 1994. Essa decisão é aguardada há 20 anos. Até que o julgamento seja concluído, estão suspensos todos os processos relacionados ao tema. 


 


Quais requisitos o aposentado precisa se enquadrar? 


Há uma série de requisitos que os aposentados e pensionistas precisarão se enquadrar para incluir na contagem de suas contribuições os valores de antes de julho de 1994. Veja: 


 


Ter entrado no mercado formal de trabalho antes de julho de 1994; 


Realizado parte considerável das suas contribuições mais altas ao INSS até julho de 1994 e, depois, concentrado recolhimentos sobre valores mais baixos; 


Recebido o primeiro pagamento da aposentadoria há menos de dez anos (prazo máximo para exercer o direito à revisão do benefício); 


Aposentou-se antes do início da última reforma da Previdência, em novembro de 2019; 


Teve o benefício concedido com base nas regras da lei 9.876, de 1999. 


Fonte: O Previdenciarista


Por Eric Rodrigues 13 de agosto de 2025
A noite da última terça-feira, 12 de agosto, foi marcada por aprendizado e troca de experiências na sede da Associação dos Profissionais da Contabilidade de Cachoeira do Sul. Mais de 100 pessoas, entre produtores rurais, segurados e profissionais da área do Direito, participaram da palestra gratuita “Previdência também
Por Gabriela Dávila 13 de agosto de 2025
O Supremo Tribunal Federal (STF) está analisando uma questão que pode mudar a vida de milhares de mulheres vítimas de violência doméstica em todo o Brasil: quem deve pagar o salário quando, por medida protetiva prevista na Lei Maria da Penha, a trabalhadora precisa se afastar de suas funções por até seis meses.
13 de agosto de 2025
Não é raro, especialmente em cidades que fazem fronteira com Paraguai, Argentina e Uruguai, encontrar trabalhadores rurais que cruzam os limites nacionais em busca de oportunidades.
7 de agosto de 2025
Foi deflagrado na manhã de terça-feira (5), a Operação Apófis, que tem como alvo uma organização criminosa acusada de fraudar benefícios da Previdência Social em larga escala.
Por Gabriela Dávila 7 de agosto de 2025
A partir de 2 de março de 2026, todos os pedidos judiciais do Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinados a pessoas com deficiência deverão passar, obrigatoriamente, por uma avaliação biopsicossocial.
Por Eric Rodrigues 7 de agosto de 2025
A Polícia Federal deflagrou, na última semana, duas operações distintas no estado do Amazonas com o objetivo de combater fraudes no pagamento do auxílio-reclusão, um benefício concedido pelo INSS aos dependentes de segurados de baixa renda que foram presos.
Por Guilherme Life 7 de agosto de 2025
Na próxima terça-feira, dia 12 de agosto, às 19h, a Associação dos Profissionais da Contabilidade de Cachoeira do Sul será palco de uma palestra gratuita e de grande relevância para o meio rural.
Por Eric Rodrigues 30 de julho de 2025
O Governo Federal publicou um novo decreto que vai mudar a forma como os brasileiros acessam benefícios como Bolsa Família, Farmácia Popular, aposentadorias e auxílios do INSS.
30 de julho de 2025
As agências da Previdência Social em todo o Brasil começaram a receber, nesta semana, o reforço de 500 novos peritos médicos federais.
Por Eric Rodrigues 25 de julho de 2025
A partir de janeiro de 2026, pessoas com fibromialgia passarão a ser reconhecidas oficialmente como pessoas com deficiência (PcD) em todo o Brasil.