Projeto de lei prevê acesso imediato a segurado do inss para quem tem lúpus ou epilepsia

15 de outubro de 2025

Créditos imagem: Divulgação

O Projeto de Lei nº 2.472/2022 destaca-se como uma das mudanças do sistema previdenciário brasileiro, vez que propõe alterações relevantes nas regras de concessão dos benefícios por incapacidade.

A proposta visa dispensar o cumprimento de carência para os segurados portadores de lúpus e epilepsia, equiparando essas enfermidades a outras condições graves que já possuem tratamento diferenciado na legislação previdenciária, como o câncer.


Em situações em que a patologia não está elencada no rol de doenças graves previstas pela legislação previdenciária, o segurado que desejar obter a concessão do benefício por incapacidade precisará comprovar o requisito de carência, sendo exigido que tenha realizado, no mínimo, 12 contribuições mensais.


No que refere ao seu andamento, o Projeto de Lei nº 2.472/2022 foi apresentado ao Senado em 2022, tendo sido aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em 2024. No ano seguinte, passou à análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde recebeu parecer favorável. Em seguida, foi submetido à votação no plenário do Senado, sendo aprovado em outubro de 2025. Atualmente, o projeto segue para apreciação na Câmara dos Deputados.


Com o reconhecimento da gravidade do lúpus e da epilepsia, o referido projeto visa dar uma maior segurança para muitos dos brasileiros portadores dessas doenças, sendo ainda mais relevante àqueles que estão em situação de risco e vulnerabilidade socioeconômica, eis que a concessão será imediata mesmo sem os 12 meses de contribuição.


REFERÊNCIA:


CAE aprova dispensa de carência no INSS para pacientes com lúpus e epilepsia. Senado Federal. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/12/03/cae-aprova-dispensa-de-carencia-no-inss-para-pacientes-com-lupus-e-epilepsia>. Acesso em: 9 out. 2025.

MANUELA. Confira a nova regra do INSS que facilita acesso ao auxílio-doença para lúpus e epilepsia. Disponível em: <https://www.mixvale.com.br/2025/01/09/confira-a-nova-regra-do-inss-que-facilita-acesso-ao-auxilio-doenca-para-lupus-e-epilepsia/>. Acesso em: 9 out. 2025.

‌PL 2472/2022 - Senado Federal. Senado.leg.br. Disponível em: <https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/154730#noticias-relacionadas>. Acesso em: 10 out. 2025.

Autora: Káren Müller

Últimas notícias e artigos

22 de janeiro de 2026
Governo do RS divulga os 50 projetos habilitados no Desenvolve RS Rural – Aquicultura Familiar, iniciativa que apoia agroindústrias de pescado, amplia renda no campo e fortalece a agricultura familiar.
22 de janeiro de 2026
Lei em vigor a partir de 2026 permite que pessoas com fibromialgia sejam reconhecidas como pessoas com deficiência, ampliando o acesso a benefícios, direitos sociais e atendimento especializado pelo SUS.
22 de janeiro de 2026
Desenrola Rural permite a renegociação de dívidas de produtores rurais com descontos, parcelamentos e regularização do CPF ou CNPJ, abrindo caminho para retomada do crédito e da produção no campo.
16 de janeiro de 2026
Tabela INSS 2026 atualizada: faixas, alíquotas progressivas, teto de desconto e limite do salário-família. Veja o que muda no contracheque.
16 de janeiro de 2026
Sequelas de acidentes no trabalho rural podem dar direito ao auxílio-acidente, benefício indenizatório do INSS por redução permanente da capacidade. Entenda quem tem direito e como comprovar.
16 de janeiro de 2026
Esses pilares serão norteadores para o atendimento previdenciário em 2026
8 de janeiro de 2026
Nova lei proíbe descontos automáticos de associações nos benefícios do INSS e endurece regras contra fraudes. Entenda o que muda para aposentados e pensionistas, como funciona a devolução de valores e o impacto no crédito consignado.
8 de janeiro de 2026
Aposentados e pensionistas do INSS têm até 14 de fevereiro de 2026 para pedir a devolução de descontos indevidos. Saiba quem pode solicitar, como fazer o pedido pelos canais oficiais e como evitar golpes.
8 de janeiro de 2026
Auxílio-doença é proteção social, não fraqueza. Entenda quem pode pedir o benefício por incapacidade temporária, como funciona o processo no INSS, os erros mais comuns e por que buscar orientação pode garantir renda e dignidade durante o afastamento.
6 de janeiro de 2026
Produtor rural do Rio Grande do Sul ganha prazo estendido até 2026 para adaptação à Nota Fiscal Eletrônica. Obrigatoriedade inicia em 2025 com regras diferenciadas e apoio dos sindicatos.
Show More