Projeto de lei prevê acesso imediato a segurado do inss para quem tem lúpus ou epilepsia

15 de outubro de 2025

Créditos imagem: Divulgação

O Projeto de Lei nº 2.472/2022 destaca-se como uma das mudanças do sistema previdenciário brasileiro, vez que propõe alterações relevantes nas regras de concessão dos benefícios por incapacidade.

A proposta visa dispensar o cumprimento de carência para os segurados portadores de lúpus e epilepsia, equiparando essas enfermidades a outras condições graves que já possuem tratamento diferenciado na legislação previdenciária, como o câncer.


Em situações em que a patologia não está elencada no rol de doenças graves previstas pela legislação previdenciária, o segurado que desejar obter a concessão do benefício por incapacidade precisará comprovar o requisito de carência, sendo exigido que tenha realizado, no mínimo, 12 contribuições mensais.


No que refere ao seu andamento, o Projeto de Lei nº 2.472/2022 foi apresentado ao Senado em 2022, tendo sido aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em 2024. No ano seguinte, passou à análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde recebeu parecer favorável. Em seguida, foi submetido à votação no plenário do Senado, sendo aprovado em outubro de 2025. Atualmente, o projeto segue para apreciação na Câmara dos Deputados.


Com o reconhecimento da gravidade do lúpus e da epilepsia, o referido projeto visa dar uma maior segurança para muitos dos brasileiros portadores dessas doenças, sendo ainda mais relevante àqueles que estão em situação de risco e vulnerabilidade socioeconômica, eis que a concessão será imediata mesmo sem os 12 meses de contribuição.


REFERÊNCIA:


CAE aprova dispensa de carência no INSS para pacientes com lúpus e epilepsia. Senado Federal. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/12/03/cae-aprova-dispensa-de-carencia-no-inss-para-pacientes-com-lupus-e-epilepsia>. Acesso em: 9 out. 2025.

MANUELA. Confira a nova regra do INSS que facilita acesso ao auxílio-doença para lúpus e epilepsia. Disponível em: <https://www.mixvale.com.br/2025/01/09/confira-a-nova-regra-do-inss-que-facilita-acesso-ao-auxilio-doenca-para-lupus-e-epilepsia/>. Acesso em: 9 out. 2025.

‌PL 2472/2022 - Senado Federal. Senado.leg.br. Disponível em: <https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/154730#noticias-relacionadas>. Acesso em: 10 out. 2025.

Autora: Káren Müller

Últimas notícias e artigos

4 de dezembro de 2025
Contran altera regras da CNH e flexibiliza etapas para categorias A e B, permitindo curso online e prática com instrutor autônomo. Categorias C, D e E permanecem no modelo tradicional.
4 de dezembro de 2025
INSS suspende averbações do AGIBANK após auditoria da CGU revelar contratos pós-óbito, refinanciamentos sem autorização e milhares de operações irregulares no consignado.
4 de dezembro de 2025
Berwanger Advogados entra em recesso de 22/12/2025 a 11/01/2026. Atendimentos urgentes devem ser solicitados até 21/12. Retorno previsto para 12 de janeiro.
3 de dezembro de 2025
O Superior Tribunal de Justiça decidiu na semana passada um caso que afeta um bom número de clientes, que é o Tema 1.124.
28 de novembro de 2025
A partir de 2 de março de 2026, todos os pedidos judiciais do Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinados a pessoas com deficiência deverão passar, obrigatoriamente, por uma avaliação biopsicossocial. A exigência, aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem o objetivo de unificar os critérios de conces
26 de novembro de 2025
Berwanger Advogados inaugura sua 5ª unidade no RS, agora em Cachoeira do Sul. Atendimento previdenciário especializado, com orientação técnica, humana e ética para aposentadorias, revisões, planejamento e benefícios por incapacidade. Confira serviços, endereço e canais de contato.
26 de novembro de 2025
As novas regras da Emenda 136 redefinem como União, estados e municípios pagam precatórios. Descubra o que muda no orçamento, nos prazos, na correção dos valores e nas críticas sobre possível aumento dos atrasos.
26 de novembro de 2025
Biometria se torna requisito para novos requerimentos no INSS. Entenda quem deve se identificar, quem continua dispensado, o cronograma até 2028 e o objetivo do órgão em evitar fraudes e proteger recursos públicos.
26 de novembro de 2025
A partir de dezembro, crianças e adolescentes órfãos de feminicídio terão direito a pensão de um salário mínimo. Veja requisitos de renda, documentação necessária e como solicitar o benefício diretamente ao INSS.
19 de novembro de 2025
Segundo a tese de Jane Berwanger, o que define o segurado especial não é o tipo de plantação nem o volume da colheita.
Show More