Notícias

Adesão à paralisação de peritos do INSS não supera 20% 

Foto: Freepik

Segundo o secretário do RGPS, o movimento grevista fracassou porque não tem uma pauta que faça sentido. 


Segundo o secretário do Regime Geral da Previdência Social, Adroaldo Portal, a adesão de peritos médicos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) à paralisação desta quarta-feira (17) não superou 20% no país inteiro. O apoio foi maior no Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Teresina e Salvador. 


Ainda de acordo com o secretário, “o movimento grevista fracassou porque não tem uma pauta que faça sentido”. 


Quando aconteceu a paralisação dos peritos do INSS? 


Os peritos médicos do INSS fizeram paralisação de 24 horas na última quarta (17). Neste mesmo dia, sistemas do INSS ficaram fora do ar na maior parte do país. A reivindicação teve como objetivo: 


Receber reajuste salarial de 23%; contratar ao menos 1.500 novos peritos; e que o governo cumpra o acordo fechado em 2022, após a categoria realizar greve que durou 52 dias. 


Segundo a categoria, essa foi a primeira de três paralisações que vão acontecer em janeiro de 2024. 


Quais regiões mais aderiram à paralisação? 


De acordo com Adroaldo Portal, “no Rio de Janeiro a adesão superou 50%, mesmo patamar de São Paulo”. Em Fortaleza (CE), Teresina (PI) e Salvador (BA), por sua vez, a adesão ficou em torno de 30%.  


Em Minas Gerais, o apoio ficou em 10% no estado. “No Rio Grande do Norte tem um número engraçado: adesão zero. No Sul do país, a adesão ficou em 3%”, afirmou. 


Fonte: O Previdenciarista


25 de setembro de 2025
Embora não seja obrigatório, contar com orientação profissional é altamente recomendado. A análise técnica ajuda a evitar erros que podem levar a negativas do INSS.
23 de setembro de 2025
Decisão do STF beneficia seguradas facultativas e autônomas: mais facilidade para conseguir o Salário-Maternidade
19 de setembro de 2025
Especialistas apontam como causas principais a insuficiência de pessoal, o ritmo lento de análise processual e as dificuldades tecnológicas
19 de setembro de 2025
A normativa estabelece que o pedido poderá ser feito por pensionistas habilitados ou por herdeiros do segurado falecido
12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o