Notícias

Previdência Social e IBGE idealizam estudos estatísticos sobre seguridade no Brasil 

Foto: Freepik

Cooperação federal aprimora análise estratégica de dados sobre regimes Geral e Próprio e Complementar 

 

O Ministério da Previdência Social e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) projetaram, nesta quinta-feira (26), a realização de estudos estatísticos sobre a seguridade no Brasil. A reunião, em Brasília (DF), foi liderada pelo ministro Carlos Lupi e contou com a presença do presidente do Instituto, Marcio Pochmann. 


Através da cooperação federal, a pasta busca aprimorar o processo de análise estratégica de dados sobre regimes Geral e Próprio e Complementar, além de aprofundar pesquisas sobre as bases de beneficiários do INSS. 

“O desenvolvimento da Previdência é um desafio e o IBGE poderá, como parceiro, contribuir na coleta e análise dos dados sobre a seguridade nacional. Com o acordo de cooperação, o governo poderá aprimorar as políticas públicas”, disse Lupi, ao lado do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. 

“É um movimento necessário para entender a realidade da população e projetar o futuro dos sistemas previdenciários, que representam um eixo fundamental da nação para garantir a cidadania”, completou. 

Ao projetar a divulgação do Censo com foco no gênero e faixa etária, Marcio Pochmann abordou a importância da avaliação da mudança demográfica da população brasileira. 


“Entendemos que existe a possibilidade de trabalharmos próximos. Precisamos entender as mudanças e pensar a demografia de forma estratégica”, avaliou Pochmann, citando, complementarmente, a possibilidade de criar um módulo específico do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). 

“Buscamos uma grande mobilização, no Brasil, após o Censo. É alcançar a convergência com ideias novas”, concluiu. 

 

Fonte: Ministério da Previdência Social

19 de setembro de 2025
Especialistas apontam como causas principais a insuficiência de pessoal, o ritmo lento de análise processual e as dificuldades tecnológicas
19 de setembro de 2025
A normativa estabelece que o pedido poderá ser feito por pensionistas habilitados ou por herdeiros do segurado falecido
12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.