Notícias

PL 1140/23 prevê uso de telessaúde pelas perícias médicas do INSS, entenda!

Imagem:: Freepik

Atualmente, a lei garante o atendimento domiciliar e hospitalar pela perícia aos segurados do INSS com dificuldades de locomoção.


Está em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 1140/23, que prevê uso de telessaúde pelas perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A telessaúde busca melhorar a qualidade do atendimento médico, por meio do uso ferramentas de tecnologias da informação.


O que diz a proposta?

O projeto tem autoria do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) e altera a Lei de Benefícios da Previdência Social. Assim, conforme a proposta, a inclusão da telessaúde como uma opção para a realização da perícia médica e social do INSS ocorrerá em alguns casos específicos. Entre eles, na hipótese de dificuldade de locomoção do segurado, até alguma agência da Previdência Social:


“Art.101


§ 5° É assegurado o atendimento por meio de Telessaúde, domiciliar e hospitalar pela perícia médica e social do INSS ao assegurado com dificuldades de locomoção, quando seu deslocamento, em razão de sua limitação funcional e de condições de acessibilidade, imponha-lhe ônus desproporcional ou indevido, ou outras situações previstas em regulamento.”


Atualmente, a lei garante o atendimento domiciliar e hospitalar pela perícia aos segurados do INSS com dificuldades de locomoção. Desse modo, a possibilidade ocorre quando o deslocamento representa um ônus desproporcional e indevido devido a limitações funcionais e condições de acessibilidade.


Dessa forma, o grande objetivo do projeto, o permitir uso de telessaúde nas perícias, é reduzir as filas de espera do INSS. Visto que, segundo dados da Previdência, hoje existem cerca de 1,2 milhão de segurados aguardando atendimento nas agências.


O projeto segue em tramitação nas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e Cidadania. Assim, caso aprovado em todas as comissões, o PL 1140/23 pode avançar no processo legislativo sem necessidade de votação em plenário.

 

Fonte: O Previdenciarista

19 de setembro de 2025
Especialistas apontam como causas principais a insuficiência de pessoal, o ritmo lento de análise processual e as dificuldades tecnológicas
19 de setembro de 2025
A normativa estabelece que o pedido poderá ser feito por pensionistas habilitados ou por herdeiros do segurado falecido
12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.