Notícias
O simples bem feito
Certa vez fui arremessar uma casca de banana na lixeira da cozinha da minha casa. Atirei com a mão de baixo para cima, sem muita força, apenas para dar intensidade e mirar na lixeira. Eu, bufando, diga-se de passagem, saio de onde eu estava confortavelmente para enfiar a, já exposta acima: casca de banana, na lata de lixo! (Além de ter que limpar o pequeno lambuzo que aquela casca bem madura deixou no piso), escuto minha mãe, tranquilamente, pronunciar: TRABALHO DE PREGUIÇOSO É DOBRADO!
Nossa! Aquilo me deu mais dois “bufos” (sim, fiquei ainda mais bufante com tamanha provocação) e essa fala nunca mais saiu do meu inconsciente.
Vejamos, se eu tivesse levantado de onde eu estava comendo a banana e colocado a casca na lixeira, nada daquilo teria acontecido, certo?
E quantos outros “retrabalhos” são feitos no nosso dia a dia por causa da “preguiça”? Leia-se retrabalho aquela ação em cima de um serviço que não está conforme.
Atualmente, muito se fala em traumas internos, em bloqueios inconscientes etc. Mas o que eu posso afirmar sobre mim, é que aquela fala da minha mãe está presente até hoje na minha tarefa diária. Toda vez que eu penso que posso “relaxar” um pouco na minha agenda, vem aquela voz me alertar: VAI FAZER DUAS VEZES A MESMA COISA, PODENDO FAZER UMA SÓ E BEM-FEITA? Portanto, desde que iniciei minha jornada laboral eu procuro exercer de maneira correta os serviços em que atuo, garantindo que entregarei ao meu colega um trabalho que ele não precisará refazer.

Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) está transformando o acesso ao salário-maternidade no campo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou novo ofício circular (nº 63/2025) esclarecendo como a autodeclaração de atividade das seguradas especiais deve ser tratada nos pedidos do benefício.

Enchentes, secas prolongadas e pragas que destroem plantações são realidades duras da vida no campo. Quando a natureza não colabora, o prejuízo vai muito além da lavoura. O impacto pode atingir também o futuro do trabalhador rural, especialmente no momento de requerer a aposentadoria junto ao INSS.

Num mundo cada vez mais digitalizado, um simples conjunto de caracteres pode abrir (ou expor) a vida inteira de um cidadão. Trata-se da senha GOV, o acesso unificado aos serviços públicos federais do Brasil. Segundo a advogada especialista em Direito Previdenciário Jane Berwanger, essa senha é mais poderosa do que muit