Notícias

Golpistas do precatório fazem novas vítimas na região 

Fonte: Freepik

Passando-se por advogado, o golpista entra em contato e anuncia que o cliente tem direito a recebimento de precatório

 

O que parece uma simples conversa em tom amistoso e com ares de empatia entre advogado e cliente tem causado inúmeros registros junto às subseções da OAB de Candelária e região. Isso porque não é apenas uma despretensiosa mensagem de WhatsApp e sim um golpe muito bem elaborado para extorquir valores e capturar dados das vítimas. 


Nas últimas semanas, diversas subseções da OAB relataram o mesmo modo de operação: Utilizando-se do WhatsApp, o golpista entra em contato e apresentando como advogado(a) da parte ou seu secretário(a), anuncia o pagamento de precatório e diz que para obter uma Declaração de Isenção de Imposto de Renda é necessário o pagamento de custas de uma suposta certidão. Para ludibriar a pessoa, o criminoso até envia um alvará falso atestando o pagamento. Persuadida, a vítima fornece informações e dados que facilitam a aplicação do golpe. Após a transferência bancária e o envio do recibo, as mensagens são apagadas e como num passe de mágica, a foto do perfil desaparece e as mensagens não apresentam mais o status de entrega o que confirma o êxito da fraude. 


De acordo com a advogada e presidente da Comissão de Direito Previdenciário de Candelária, Ana Berwanger, nos últimos dias fervilharam informações a respeito do pagamento de precatórios o que pode ocasionar confusão e aumentar a probabilidade de concretização do golpe. “Muitas das vítimas, persuadidas pela ideia de ter algum valor a receber, forneceram dados inocentemente e caíram no golpe”, declarou.


Ainda de acordo com a advogada é melhor pecar pelo excesso: “O cidadão que for abordado com esta intenção deve procurar o seu advogado constituído, pois é ele quem conhece a sua causa podendo passar todas as informações pertinentes ao andamento da demanda”, completou.


De acordo com as autoridades policiais, caso o contatado tenha realmente alguma causa em tramitação e na impossibilidade de ir pessoalmente até o escritório, solicite uma chamada telefônica ou por videoconferência para se certificar que está realmente conversando com seu advogado. Caso o golpe tenha se concretizado, a orientação é de que a vítima faça a denúncia em uma delegacia de polícia presencialmente ou por via digital através do site: https://www.delegaciaonline.rs.gov.br/.

 

Informação: Utilidade Pública

Fonte: Comunicação - Berwanger Advogados

Créditos: Divulgação / reprodução web

Caso tenha interesse, a Dra. Ana Berwanger está disponível para agendamento de entrevistas pelo WhatsApp: 51 99786-1795 

19 de setembro de 2025
Especialistas apontam como causas principais a insuficiência de pessoal, o ritmo lento de análise processual e as dificuldades tecnológicas
19 de setembro de 2025
A normativa estabelece que o pedido poderá ser feito por pensionistas habilitados ou por herdeiros do segurado falecido
12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.