Notícias

26 mi de aposentados e pensionistas recebem salário mínimo em 2024 

Foto: Freepik

Sem ganho real, 350.982 aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão passar a receber o salário mínimo. 


A quantidade de beneficiários da Previdência Social recebendo mensalmente até um salário mínimo em 2024  vai aumentar, chegando a 26,28 milhões de pessoas. Segundo o reajuste somente pela inflação (de 3,71% referente ao INPC), sem ganho real, 350.982 aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão passar a receber o piso nacional.


Aumento de beneficiários do INSS que recebem salário mínimo


Em dezembro de 2023, o número de beneficiários que ganhavam até um salário mínimo era menor: de 25.931.724. Aqueles com rendimento acima do piso chegavam a 13.370.823 de cidadãos e, com isso, a diferença de 350.982 benefícios agora nivelados ao mínimo.


De acordo com nota, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado ao longo de 2023 ficou em 3,71%, “já as aposentadorias que seguem o valor do salário mínimo como piso para pagamento subiram de R$ 1.320 para R$ 1.412, com uma correção de 6,97%”.


Efeito de achatamento das aposentadorias e pensões maiores 


O piso dos benefícios previdenciários que acompanham o salário mínimo terá um reajuste superior, o que gera um efeito de “achatamento” das aposentadorias e pensões maiores. Dessa forma, há um movimento de aproximação entre aqueles que ganham o menor valor (com correção de 6,97%) e os que ganhavam mais.


O INSS fez uma ressalva sobre a extração na base de dados: “não permite afirmar que os benefícios foram achatados por conta do reajuste menor (3,71%) para quem ganha acima do mínimo”. Ainda de acordo com o Instituto, entre os 350.982 podem estar novos benefícios que foram concedidos e não somente os segurados que passaram a receber o salário mínimo.


Fonte: O Previdenciarista

7 de agosto de 2025
Foi deflagrado na manhã de terça-feira (5), a Operação Apófis, que tem como alvo uma organização criminosa acusada de fraudar benefícios da Previdência Social em larga escala.
Por Gabriela Dávila 7 de agosto de 2025
A partir de 2 de março de 2026, todos os pedidos judiciais do Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinados a pessoas com deficiência deverão passar, obrigatoriamente, por uma avaliação biopsicossocial.
Por Eric Rodrigues 7 de agosto de 2025
A Polícia Federal deflagrou, na última semana, duas operações distintas no estado do Amazonas com o objetivo de combater fraudes no pagamento do auxílio-reclusão, um benefício concedido pelo INSS aos dependentes de segurados de baixa renda que foram presos.
Por Guilherme Life 7 de agosto de 2025
Na próxima terça-feira, dia 12 de agosto, às 19h, a Associação dos Profissionais da Contabilidade de Cachoeira do Sul será palco de uma palestra gratuita e de grande relevância para o meio rural.
Por Eric Rodrigues 30 de julho de 2025
O Governo Federal publicou um novo decreto que vai mudar a forma como os brasileiros acessam benefícios como Bolsa Família, Farmácia Popular, aposentadorias e auxílios do INSS.
30 de julho de 2025
As agências da Previdência Social em todo o Brasil começaram a receber, nesta semana, o reforço de 500 novos peritos médicos federais.
Por Eric Rodrigues 25 de julho de 2025
A partir de janeiro de 2026, pessoas com fibromialgia passarão a ser reconhecidas oficialmente como pessoas com deficiência (PcD) em todo o Brasil.
Por Gabriela Dávila 23 de julho de 2025
Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) está transformando o acesso ao salário-maternidade no campo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou novo ofício circular (nº 63/2025) esclarecendo como a autodeclaração de atividade das seguradas especiais deve ser tratada nos pedidos do benefício.
23 de julho de 2025
Enchentes, secas prolongadas e pragas que destroem plantações são realidades duras da vida no campo. Quando a natureza não colabora, o prejuízo vai muito além da lavoura. O impacto pode atingir também o futuro do trabalhador rural, especialmente no momento de requerer a aposentadoria junto ao INSS. 
Por Gabriela Dávila 23 de julho de 2025
Num mundo cada vez mais digitalizado, um simples conjunto de caracteres pode abrir (ou expor) a vida inteira de um cidadão. Trata-se da senha GOV, o acesso unificado aos serviços públicos federais do Brasil. Segundo a advogada especialista em Direito Previdenciário Jane Berwanger, essa senha é mais poderosa do que muit