Notícias

Por Lisiane de Bairros Lauer

O despertar do amor pelo direito. 

Aos 34 anos ainda não havia despertado em mim nenhum interesse vocacional. Eu até sentia vontade de fazer uma faculdade, mas nada que eu pensava realmente me instigava. Foi quando comecei a trabalhar no escritório - lugar que eu sempre tive uma grande vontade de estar - que nasceu a minha paixão. No dia a dia, a convivência com as doutoras, tão inteligentes, fortes e justas, despertou em mim o amor pelo Direito.

E ao ser muito incentivada por todos no escritório e também em casa, tomei coragem. Em 2018, prestei vestibular em Direito e um ano depois ingressei no curso. Para minha grata surpresa, desde o primeiro semestre já me senti em casa e o medo foi substituído pelo prazer de aprender essa profissão tão grandiosa.

Aliada aos estudos, minha rotina no escritório me proporcionou ensinamentos valiosos. Por trabalhar com as melhores professoras de como ser um advogado de sucesso, fica fácil de aprender tanto o conteúdo quanto ações importantes como a gentileza, a atenção, o prazer em ajudar, a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro - entendendo dores e motivações - e enxergando além da história contada pelo cliente. É assim que o escritório Jane Berwanger Advogados trabalha.

E é por isso que eu escolhi fazer Direito. Tanto pelos exemplos que as doutoras me transmitem quanto pelas inúmeras opções de carreiras. Afinal, são muitos os ramos em que o graduado em Direito pode atuar e também se especializar, como por exemplo nas áreas de Direito Previdenciário, Civil, Penal, Empresarial, Ambiental, Trabalhista, Tributário, Militar, Eleitoral, do Consumidor e por aí vai. A graduação em Direito pode abrir muitas portas em diferentes setores, tanto público quanto privado. 

O Direito Previdenciário, nossa área no escritório, se diferencia dos demais, pois expõe situações dramáticas, com histórias chocantes de pessoas que não têm amparo algum do Estado, pessoas que depositam a esperança de se alimentar e vestir nos nossos escritórios, e é isso que nos motiva a estar sempre nos atualizando para poder buscar sempre o melhor para os nossos clientes. Uma profissão apaixonante, não é mesmo? 

12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.
29 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros.
20 de agosto de 2025
Uma das dúvidas mais recorrentes entre futuras mães é: quem tem gêmeos recebe dois salários-maternidade? A resposta, embora possa surpreender, é não, o salário-maternidade não é calculado com base no número de filhos, mas sim por evento gestacional.