Notícias

Por Daniela Betina Pinheiro dos Santos

Os desafios da aposentadoria no meio rural. 

Sou filha de aposentados e vivi minha primeira infância no meio rural, onde nossa família cultivava fumo e demais alimentos para a subsistência. Em 1991, com a aposentadoria de professora, minha mãe passou a dedicar-se à lavoura, à casa e ao cuidado dos filhos: eu e mais 2 irmãos. Junto a minha experiência de vida, reflito sobre a felicidade da conquista de um benefício, principalmente pela mulher, que ainda enfrenta dificuldades quando o assunto é o reconhecimento da atividade rural desenvolvida.

Morei até os meus 14 anos no interior de Sinimbu e naquela época as novidades da cidade não eram de fácil acesso. Novidades aqui me refiro, por exemplo ao lançamento da moda, ao último brinquedo e aos alimentos ultra processados (salgadinhos, biscoitos,...). Mas certamente, uma data que jamais esquecerei é a de 01 de março de 1991, quando a minha mãe recebeu seu primeiro benefício, dia em que ela trocou seu ferro à brasa por um ferro elétrico. E depois dessa data inesquecível, toda família esperava ansiosamente pela chegada do primeiro dia útil do mês, pois era o dia que sempre ganhávamos algo novo e diferente. Até hoje, “faça chuva, faça sol” minha mãe vai ao centro no primeiro dia útil, na primeira hora para receber seu benefício, mas agora o foco dela é presentear os 5 netos, que se envolvem na alegria dela em receber sua aposentadoria.

Ao relatar a felicidade da minha mãe, reflito sobre a conquista do benefício, principalmente depois de uma longa jornada laborada ou se analisarmos que a cada 4 indeferimentos da aposentadoria rural, 3 são das mulheres e 1 do homem. Em se tratando da conquista da aposentadoria, pode-se dizer que esse momento é transformador na vida da mulher, pois geralmente são feitas melhorias na moradia, melhorias no padrão de vida e sobretudo melhoria na SUA autoestima. Não raro escutamos relatos de mulheres que pintaram a casa, passaram a cuidar mais da saúde e tiveram mais tranquilidade em relação a perspectiva de receber mensalmente o seu dinheiro.

É de suma importância, a orientação qualificada quando o assunto é a preparação na busca do benefício, principalmente quando as mulheres ainda enfrentam grandes desafios no reconhecimento da atividade rural. Assim como a correta orientação, que podemos encontrar com profissionais altamente qualificados no Escritório Jane Berwnager, precisamos motivar cada vez mais as mulheres para a conquista do seu benefício. 

12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.
29 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros.
20 de agosto de 2025
Uma das dúvidas mais recorrentes entre futuras mães é: quem tem gêmeos recebe dois salários-maternidade? A resposta, embora possa surpreender, é não, o salário-maternidade não é calculado com base no número de filhos, mas sim por evento gestacional.