Notícias

Jane Berwanger participa como jurista em Jornada que definirá interpretações que passarão a ser usadas pelo Judiciário Nacional

Imagem:: Assessoria de Comunicação/Berwanger Advogados

A advogada previdenciarista e Diretora Científica do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Dra. Jane Berwanger, participa entre esta quinta-feira, 22, e sexta-feira, 23, da I Jornada de Direito da Seguridade Social, que ocorre no Auditório do Conselho da Justiça Federal, em Brasília.


Considerada referência quando o assunto é Direito Previdenciário Rural no Brasil, a advogada integra a Comissão I do evento, como jurista. O grupo é presidido pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo Sérgio Domingues, e também conta com a participação de desembargadores e juízes federais.


De acordo com Dra. Jane, sua função no evento é contribuir através de debates, sugestões e defesa de propostas que influenciarão futuras decisões judiciais. "Esta é a primeira Jornada sobre assuntos previdenciários. Fui convidada a participar porque estudo Previdência Rural há muitos anos. É um evento de grande relevância e para mim é um grande prazer participar desta construção".


A comissão integrada por Dra. Jane abordará temas como Seguridade Social, Previdência Social, Princípios, Segurados, Filiação, Inscrição, Manutenção e perda da qualidade de segurado, Período de graça, Período de carência, Dependentes, Reforma Previdenciária e Regras de Transição.


O evento teve início na manhã desta quinta-feira e contou com a presença do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, do Procurador Geral da República, Antônio Augusto Brandão de Aras, e diversos Ministros do Superior Tribunal de Justiça, Juízes Federais, Desembargadores e Procuradores.


Fonte: Assessoria de Comunicação/Berwanger Advogados

19 de setembro de 2025
Especialistas apontam como causas principais a insuficiência de pessoal, o ritmo lento de análise processual e as dificuldades tecnológicas
19 de setembro de 2025
A normativa estabelece que o pedido poderá ser feito por pensionistas habilitados ou por herdeiros do segurado falecido
12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.