Notícias

Beneficiários do BPC e Auxílio-doença devem passar pelo pente-fino do INSS

Créditos: Freepik

No início do mês, os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e auxílio-doença começaram a receber mensagens para passar pelo pente-fino.


O aviso do do INSS é feito por meio de SMS, pelo aplicativo ou site Meu INSS. Segundo o instituto, a consulta é feita por lotes, com uso do CPF, por meio do aplicativo ou site Meu INSS. Em um primeiro lote, serão chamadas 505.018 pessoas para atualizarem o CadÚnico (Cadastro Único) no Cras (Centro de Referência e Assistência Social) do seu município.


Ao final, serão 1,2 milhão de beneficiários chamados. 


Segundo nota da Folha de S. Paulo, há 806 mil com as informações desatualizadas no CadÚnico há mais de quatro anos e 448 mil que nunca se registraram, mas estão recebendo o benefício.


Quem não se recadastrar terá o benefício bloqueado e, após, ainda haverá um prazo de 30 dias para a regularização, caso contrário, acontecerá o corte.


O prazo para fazer a atualização cadastral é de até 45 dias, para cidades com até 50 mil pessoas, e até 90 dias, em localidades com mais de 50 mil moradores.


O INSS lembra a todos os beneficiários que é importante ficar atento às convocações e manter os dados fornecidos atualizados para possam entrar em contato. Além disso, o INSS não solicita dados pessoais por telefone ou SMS, por isso, os beneficiários devem ficar alertas contra golpes. Em caso de dúvidas, os cidadãos devem ligar para a Central 135, registrar reclamação na ouvidoria e um Boletim de Ocorrência junto à Polícia.


Fonte: Previdenciarista

Fonte: Berwanger Advogados 

Deseja falar com um advogado sobre planejamento previdenciário?

Clique no botão abaixo para iniciar o atendimento

12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.
29 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros.
20 de agosto de 2025
Uma das dúvidas mais recorrentes entre futuras mães é: quem tem gêmeos recebe dois salários-maternidade? A resposta, embora possa surpreender, é não, o salário-maternidade não é calculado com base no número de filhos, mas sim por evento gestacional.