Notícias

Por: Lucas Kades Buralde 


Você tem se dedicado a você? 

A vida moderna é cheia de obrigações. Muitos têm filhos, outros gastam algumas horas semanais no transporte até o trabalho. Outros têm familiares que precisam de cuidados. Todos temos casa para arrumar, roupa para lavar, louça para lavar. Ah, e temos trabalho, alguns têm suas 40 horas semanais de trabalho que exigem dedicação e esforço, outros trabalham incansavelmente empreendendo, sem limite de tempo já que dependem apenas de si para o sucesso de suas empresas. Sem contar as mensagens a serem respondidas no celular, nas redes sociais. 

Mas não podemos esquecer de quem faz tudo isso: você, caro leitor e leitora. Não podemos esquecer de cuidar do indivíduo responsável por todas estas tarefas, por manter as contas pagas e a família unida. 

Temos obrigações com nós mesmos, com a nossa saúde física através de exercícios e alimentação, mas também e talvez principalmente com a nossa saúde mental. 

Seja buscando um tempo de qualidade individual, fazendo o que gosta; seja refletindo sobre si (sozinho, com os amigos ou na terapia), é necessário também se dedicar à pessoa que faz tudo isso.  

Depois do trabalho, reserve um tempo para si e para a sua família, alguns bons minutos de lazer, de descanso, de reflexão. Busque o exercício, cuide da alimentação, mas também coma aquela pizza sem culpa, peça aquela comida que tanto quer, pare para assistir ou ouvir o que gosta. 

É necessário equilíbrio, para que a pessoa responsável por tudo esteja bem, sem o peso do mundo nas costas, saudável para vencer qualquer que seja a sua rotina. 

Afinal, para dar conta de tudo, é importante que você esteja bem, e se você não cuidar de você, de que adianta ter dado conta de tudo?  

12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.
29 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros.
20 de agosto de 2025
Uma das dúvidas mais recorrentes entre futuras mães é: quem tem gêmeos recebe dois salários-maternidade? A resposta, embora possa surpreender, é não, o salário-maternidade não é calculado com base no número de filhos, mas sim por evento gestacional.