Notícias

STJ sugere nova regra para pagamento de atrasados do INSS

Créditos: Freepik

Ministra do STJ propõe que os atrasados do INSS sejam pagos a partir da citação, e não do ajuizamento da ação.


A ministra Regina Helena Costa, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), propôs uma mudança relevante nas regras de cálculo dos atrasados do INSS. Pela proposta, os valores devidos ao segurado passariam a ser contados a partir da citação e não mais do ajuizamento da ação, como ocorre atualmente.


A prática em vigor favorece o INSS, já que muitas vezes o processo se arrasta por longos períodos, e os valores devidos ficam congelados até o início oficial da ação judicial. Com a nova proposta, a contagem dos atrasados se daria a partir do momento em que o INSS é formalmente notificado da ação, evitando que os segurados sejam prejudicados por eventuais atrasos na tramitação processual.


Essa medida, além de promover maior justiça no reconhecimento de direitos previdenciários, visa a acelerar a reparação ao segurado. A proposta, no entanto, gerou discussões entre juristas, uma vez que o INSS argumenta que tal mudança pode gerar um impacto financeiro significativo nas contas públicas, aumentando os valores devidos nos processos.


Argumentação jurídica

A ministra Regina Helena Costa fundamenta sua proposta na busca pela efetividade da tutela jurisdicional. Segundo ela, a atual regra desestimula a celeridade processual e gera injustiças ao segurado, que muitas vezes aguarda longos períodos para que o INSS reconheça seu direito. A alteração traria maior equidade no trato com os segurados, que já estão em situação vulnerável.


Por outro lado, o INSS tem expressado preocupações quanto ao impacto financeiro de uma possível aprovação dessa alteração. A instituição alega que o pagamento de atrasados contados a partir da citação pode gerar um aumento expressivo no volume de dívidas a serem quitadas, o que poderia sobrecarregar as contas públicas.


Para os advogados, essa mudança pode representar uma vitória, especialmente em casos de segurados que enfrentam demoras nos processos.


Contudo, é necessário acompanhar de perto os desdobramentos desse debate e avaliar como essa proposta será tratada nas esferas superiores do Judiciário.

Fonte: Consultor Jurídico

Deseja falar com um advogado sobre planejamento previdenciário?

Clique no botão abaixo para iniciar o atendimento

Por Eric Rodrigues 25 de julho de 2025
A partir de janeiro de 2026, pessoas com fibromialgia passarão a ser reconhecidas oficialmente como pessoas com deficiência (PcD) em todo o Brasil.
Por Gabriela Dávila 23 de julho de 2025
Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) está transformando o acesso ao salário-maternidade no campo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou novo ofício circular (nº 63/2025) esclarecendo como a autodeclaração de atividade das seguradas especiais deve ser tratada nos pedidos do benefício.
23 de julho de 2025
Enchentes, secas prolongadas e pragas que destroem plantações são realidades duras da vida no campo. Quando a natureza não colabora, o prejuízo vai muito além da lavoura. O impacto pode atingir também o futuro do trabalhador rural, especialmente no momento de requerer a aposentadoria junto ao INSS. 
Por Gabriela Dávila 23 de julho de 2025
Num mundo cada vez mais digitalizado, um simples conjunto de caracteres pode abrir (ou expor) a vida inteira de um cidadão. Trata-se da senha GOV, o acesso unificado aos serviços públicos federais do Brasil. Segundo a advogada especialista em Direito Previdenciário Jane Berwanger, essa senha é mais poderosa do que muit
23 de julho de 2025
Começa nesta quinta-feira, 24 de julho, o pagamento dos primeiros ressarcimentos aos aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A devolução é resultado de um acordo histórico firmado pelo Governo Federal e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), beneficiando mais de
Por Eric Rodrigues 17 de julho de 2025
Em uma decisão que leva em conta as desigualdades enfrentadas por mulheres no meio rural, a Justiça Federal em Londrina (PR) determinou que o INSS conceda o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a uma idosa de 66 anos que vive em condições precárias na zona rural do norte do Paraná.
17 de julho de 2025
A Justiça Federal determinou que o INSS conceda salário-maternidade a uma trabalhadora rural após reconhecer que uma decisão anterior havia ignorado provas importantes sobre sua atividade no campo. A nova decisão foi tomada pela Terceira Seção do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), com base em uma análise ma
Por Gabriela Dávila 11 de julho de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou novas regras que mudam algumas normas antigas sobre aposentadoria, benefícios e tempo de contribuição. Essas mudanças já estão valendo desde o dia 10 de julho de 2025.
11 de julho de 2025
O Senado Federal aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei nº 3.010/2019, que reconhece pessoas com fibromialgia, síndrome da fadiga crônica, síndrome complexa de dor regional e outras doenças relacionadas como pessoas com deficiência. A proposta foi aprovada de forma simbólica e sem votos contrários no Plenário, e agora
Por Gabriela Dávila 4 de julho de 2025
Mesmo com decisões favoráveis dos tribunais superiores, trabalhadores rurais que começaram a trabalhar ainda crianças continuam enfrentando dificuldades para ter esse período reconhecido na hora de se aposentar.