Notícias

Por: Eduarda Lemes

Encerrando ciclos

Não é que a fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance. Para as coisas que não podem ser mudadas, resta-nos apenas a paciência. Contudo, preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer. Quando li essa frase pela primeira vez, não entendi. Fiquei me perguntando: "Mas quem vai preferir a derrota?"

Até que me deparei com um momento da minha vida em que percebi que, provavelmente, havia escolhido a derrota. Estava em um lugar que não me fazia feliz, em uma fase que não era boa. É nesse ponto que a gente percebe que precisa de uma mudança. Mas, para que uma mudança aconteça, primeiro nossa mente precisa mudar. Não adianta querer que tudo mude e manter os mesmos hábitos, esperando que o universo faça tudo, certo?

Quando damos o primeiro passo, tudo começa a dar certo, e foi o que eu fiz. Dei o primeiro passo, sem grandes pretensões, quase sem esperanças, e encontrei algo que nunca achei que encontraria: algo que me faz feliz! Pode parecer bobo, mas quando encontramos algo que nos faz bem, tudo fica melhor, a vida ganha mais cor. A vida é baseada nisso. Sempre haverá uma época em que você acha que já chegou ao seu máximo, mas se encerrar esse ciclo, porque aquilo já não se encaixa mais na sua vida, vai perceber que pode ir muito mais além. É sempre um processo de deixar de ser quem você era e se transformar em quem você é.
12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.
29 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros.
20 de agosto de 2025
Uma das dúvidas mais recorrentes entre futuras mães é: quem tem gêmeos recebe dois salários-maternidade? A resposta, embora possa surpreender, é não, o salário-maternidade não é calculado com base no número de filhos, mas sim por evento gestacional.