Notícias

STF marca julgamento de recurso sobre revisão da vida toda 

Créditos: Freepik

Não há possibilidade da tese ser a favor dos segurados, mas é necessário decidir como ficarão os processos parados na Justiça, diz a presidente do IBDP. 

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou o julgamento dos embargos de declaração da revisão da vida toda para o dia 3 de abril. De acordo com nota de hoje (25), da Folha de S. Paulo, os ministros vão julgar recurso da União contra a tese, “derrubada pela corte na última quinta-feira (21) ao discutir sobre duas ações de 1999”. Saiba mais.  


Julgamento dos embargos de declaração 


O STF definiu para 3 de abril, o julgamento dos embargos de declaração da revisão da vida toda, sendo esse um instrumento jurídico para questionar pontos que não ficaram claros em um julgamento. Nesse momento, os ministros decidirão o que vai acontecer com as ações de quem entrou na Justiça para ter a correção do valor da aposentadoria, paradas desde o ano passado.  


STF derruba tese da revisão da vida toda 


A última semana começou com um sentimento de esperança e terminou com decepção. Em sessão física, os ministros do STF, por sete votos a quatro, derrubaram tese que impacta diretamente na revisão da vida toda. Durante o julgamento, os ministros pautaram a constitucionalidade do artigo 3º da lei 9.876/99 e sobre a possibilidade de aplicar regras de transição quando mais benéficas nestes casos. 


Quais são as últimas notícias sobre a revisão da vida toda? 


A decisão tomada em sessão física no último dia 21, mesmo que não seja especificamente no processo da vida toda, impactou diretamente o julgamento favorável de 2022. Confira as últimas notícias relacionadas ao julgamento:  


  • Em dezembro de 2022, o STF considerou o modelo de cálculo de revisão constitucional; 
  • Em março de 2023, o INSS pediu a suspensão de processos das teses relacionadas; 
  • Desde julho de 2023, os processos estão suspensos por decisão do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso; 
  • No dia 11 de agosto, o STF iniciou o julgamento do recurso, contudo o ministro Cristiano Zanin Martins pediu vista e suspendeu o processo por até 90 dias; 
  • Em novembro de 2023, o plenário voltou ao julgamento, mas a decisão final foi adiada para 2024, após o recesso do Judiciário; 
  • O julgamento era para ter sido retomado em fevereiro, porém foi adiado novamente; 
  • Em 21 de março, o STF derrubou tese da revisão da vida toda, sendo essa reviravolta uma derrota para os segurados. 

 



Créditos: O Previdenciarista

12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.
29 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros.
20 de agosto de 2025
Uma das dúvidas mais recorrentes entre futuras mães é: quem tem gêmeos recebe dois salários-maternidade? A resposta, embora possa surpreender, é não, o salário-maternidade não é calculado com base no número de filhos, mas sim por evento gestacional.