Notícias

Por Alessandra Fagundes dos Santos


Os desafios da mulher agricultora.

No Brasil uma das primeiras atividades exploradas foi agricultura e a agropecuária. Os indígenas plantavam seus próprios alimentos para a sua subsistência e os imigrantes trouxeram outras variedades de produtos para serem cultivados. Com o passar do tempo os cenários foram se modificando e a agricultura passou a gerar desenvolvimento e crescimento.

A agricultura familiar tem grande destaque pela sua forma de explorar a atividade, o próprio produtor executa e gerencia as tarefas da propriedade juntamente com a sua família. 

Na gestão das propriedades rurais, o homem normalmente era visto como o principal membro atuante desse segmento. O treinamento do homem era para as atividades “fora do lar”, pois eram consideradas atividades que exigiam maior força física, as mulheres tão somente assumiam as atividades do lar, não podiam participar das atividades que eram consideradas masculinas. 

Não precisamos ir muito longe para que encontramos casos em que as mulheres rurais não possuíam sequer documentos em nome próprio, o que dificultava como por exemplo ao requerer benefícios, como auxílio incapacidade e aposentadoria.

Com o passar dos anos foram criados diversos movimentos e mudanças com relação a imagem das mulheres, que acarretou a inserção das mulheres em diversas áreas que antes eram dominados pelos homens, como é caso da agricultura.

Atualmente as mulheres têm desempenhado cada vez mais atividades no meio rural, desde o trabalho braçal até a gestão de grandes propriedades e produções, mesmo diante disso ainda enfrentam algumas pedras no caminho. 

Com relação a inserção da mulher na agricultura, quando não estão afrente da atividade enfrentam falta de oportunidades, quando estão afrente a confiança dos demais para com suas decisões, o preconceito para com sua capacidade e força física e a diminuição da conciliação do papel de mãe e mulher agricultora. 

Ser mulher no meio rural é desafio, é resiliência, é o desejo de construção de um novo hoje, é conquista para aquelas que um dia lutaram pelo seu lugar.



12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.
29 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros.
20 de agosto de 2025
Uma das dúvidas mais recorrentes entre futuras mães é: quem tem gêmeos recebe dois salários-maternidade? A resposta, embora possa surpreender, é não, o salário-maternidade não é calculado com base no número de filhos, mas sim por evento gestacional.