Notícias

Por Daiana Fontoura

O dia a dia de quem passa e recebe informações. 

Informações são recebidas e repassadas a todo o momento por diversos meios de comunicação. Em meio à pandemia onde o atendimento presencial se tornou restrito, a forma de comunicação mais frequente se deu por meio de um telefonema ou mensagem via Whatsapp. 

E o mesmo cuidado e sensibilidade que temos ao passar uma informação pessoalmente sobre o andamento de um processo, devemos ter ao informar por telefone, e ainda estar preparados para saber lidar com as reações dos clientes.
Isso porque, a reação pode ser de felicidade com a aposentadoria concedida, mas também pode ser a frustração e o descontentamento pelo fato de o tão sonhado benefício não ter sido concedido. Assim, muitas vezes, o segurado (a) terá de esperar um pouco mais para alcançar a tão esperada aposentadoria, porém estando bem informado que lutaremos até esgotar todas as possibilidades para reverter o indeferimento. 

E, dentro dessa comunicação entre cliente e o escritório, toda informação que chega deve ter uma atenção especial, pois pode influenciar no andamento do processo, considerando que, muitas vezes, no momento de atendimento algum detalhe pode deixar de ser dito e somente é lembrado posteriormente.

Além disso, os clientes ligam para o escritório não apenas para saber o andamento do processo, mas também para desabafar sobre os problemas, como dificuldades financeiras, complicações de saúde, entre outros. 

E especialmente nesse momento de isolamento social em que as pessoas estão mais carentes de atenção, devemos, primeiramente, ouvir atentamente e, depois, explicar que a decisão final da concessão do benefício não está em nossas mãos, embora trabalhamos para que o processo seja concluído com sucesso. 

12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.
29 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros.
20 de agosto de 2025
Uma das dúvidas mais recorrentes entre futuras mães é: quem tem gêmeos recebe dois salários-maternidade? A resposta, embora possa surpreender, é não, o salário-maternidade não é calculado com base no número de filhos, mas sim por evento gestacional.