Notícias
City skyline
Photo By: John Doe
Button
Por Daiana Fontoura
O dia a dia de quem passa e recebe informações.
Informações são recebidas e repassadas a todo o momento por diversos meios de comunicação. Em meio à pandemia onde o atendimento presencial se tornou restrito, a forma de comunicação mais frequente se deu por meio de um telefonema ou mensagem via Whatsapp.
E o mesmo cuidado e sensibilidade que temos ao passar uma informação pessoalmente sobre o andamento de um processo, devemos ter ao informar por telefone, e ainda estar preparados para saber lidar com as reações dos clientes.
Isso porque, a reação pode ser de felicidade com a aposentadoria concedida, mas também pode ser a frustração e o descontentamento pelo fato de o tão sonhado benefício não ter sido concedido. Assim, muitas vezes, o segurado (a) terá de esperar um pouco mais para alcançar a tão esperada aposentadoria, porém estando bem informado que lutaremos até esgotar todas as possibilidades para reverter o indeferimento.
E, dentro dessa comunicação entre cliente e o escritório, toda informação que chega deve ter uma atenção especial, pois pode influenciar no andamento do processo, considerando que, muitas vezes, no momento de atendimento algum detalhe pode deixar de ser dito e somente é lembrado posteriormente.
Além disso, os clientes ligam para o escritório não apenas para saber o andamento do processo, mas também para desabafar sobre os problemas, como dificuldades financeiras, complicações de saúde, entre outros.
E especialmente nesse momento de isolamento social em que as pessoas estão mais carentes de atenção, devemos, primeiramente, ouvir atentamente e, depois, explicar que a decisão final da concessão do benefício não está em nossas mãos, embora trabalhamos para que o processo seja concluído com sucesso.

Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) está transformando o acesso ao salário-maternidade no campo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou novo ofício circular (nº 63/2025) esclarecendo como a autodeclaração de atividade das seguradas especiais deve ser tratada nos pedidos do benefício.

Enchentes, secas prolongadas e pragas que destroem plantações são realidades duras da vida no campo. Quando a natureza não colabora, o prejuízo vai muito além da lavoura. O impacto pode atingir também o futuro do trabalhador rural, especialmente no momento de requerer a aposentadoria junto ao INSS.

Num mundo cada vez mais digitalizado, um simples conjunto de caracteres pode abrir (ou expor) a vida inteira de um cidadão. Trata-se da senha GOV, o acesso unificado aos serviços públicos federais do Brasil. Segundo a advogada especialista em Direito Previdenciário Jane Berwanger, essa senha é mais poderosa do que muit

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber devolução de descontos indevidos na quinta (24)
Começa nesta quinta-feira, 24 de julho, o pagamento dos primeiros ressarcimentos aos aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A devolução é resultado de um acordo histórico firmado pelo Governo Federal e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), beneficiando mais de

A Justiça Federal determinou que o INSS conceda salário-maternidade a uma trabalhadora rural após reconhecer que uma decisão anterior havia ignorado provas importantes sobre sua atividade no campo. A nova decisão foi tomada pela Terceira Seção do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), com base em uma análise ma

O Senado Federal aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei nº 3.010/2019, que reconhece pessoas com fibromialgia, síndrome da fadiga crônica, síndrome complexa de dor regional e outras doenças relacionadas como pessoas com deficiência. A proposta foi aprovada de forma simbólica e sem votos contrários no Plenário, e agora