Notícias

Enchentes: 79 municípios do Sul terão benefícios e pagamentos antecipados

Foto: Divulgação

Depois do ciclone extratropical que atingiu diversos municípios do Sul do Brasil, o Ministério da Previdência Social, anunciou por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que antecipará o pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais para os moradores das cidades atingidas.


Ao todo serão liberados R$ 1,21 bilhão para pagamento mensal para o auxílio de mais de 700 mil pessoas das regiões afetadas. "Vamos pagar benefícios extras para esses cidadãos, é um protocolo que o INSS adota, mas que foi adiantando para permitir que essas pessoas recebam salários extras para poder mitigar um pouco todos os custos que eles vão ter", afirma o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. 


A parcela extra, deverá ser solicitada na agência bancária onde o cidadão recebe seu benefício e será dividida em 36 vezes sem juros e correção monetária a partir do terceiro mês da opção.. O segurado terá seu pedido encaminhado para uma análise por um período de cinco dias, contudo, em alguns casos o dinheiro terá liberação imediata.


Para os benefícios cuja cessação esteja prevista para ocorrer em data anterior à 36ª parcela, a quantidade deverá ser adequada, para permitir a quitação total.
 
Confira o que já está em ação: 

 

  • Antecipação para todos benefícios previdenciários e assistenciais, para o primeiro dia útil do cronograma. Ou seja, todos os segurados vão receber no dia 25 de setembro, independente do final de benefício e de ser maior ou até o salário mínimo. 
  • Pagamento dos benefícios de prestação continuada previdenciária e assistencial pelo prazo do estado de calamidade (180 dias);
  • Disponibilização, mediante opção do beneficiário, de valor correspondente a uma renda mensal do benefício devido, exceto nos casos de benefícios temporários;
  • Atendimento prioritário na análise e conclusão dos requerimentos de concessão inicial de benefícios previdenciários e assistenciais, em relação aos beneficiários dos municípios em estado de calamidade pública, ainda que requeridos em outros municípios.

 

Municípios em estado de calamidade pública

1.    Caxias do Sul

2.    Coqueiros do Sul

3.    Cachoeira do Sul

4.    Palmeiras das Missões

5.    Boa Vista das Missões

6.    Passo Fundo

7.    Sarandi

8.    Getúlio Vargas

9.    Lajeado do Bugre

10.Santo Expedito do Sul

11.Mato Castelhano

12.Erechim

13.Santa Maria

14.Ibiraiaras

15.Nova Bassano

16.São Jorge

17.Bento Gonçalves

18.Protásio Alves

19.Marau

20.Casca

21.Estação

22.André da Rocha

23.Vacaria

24.Cruz Alta

25.Chapada

26.Montauri

27.Santo Antônio do Palma

28.Água Santa

29.Nova Araçá

30.Campestre da Serra

31.Carlos Barbosa

32.Camargo

33.Panambi

34.São Domingos do Sul

35.Sagrada Família

36.Paraí

37.Jacuizinho

38.Lagoão

39.Santo Ângelo

40.Boa Vista do Buricá

41.Sede Nova

42.Eugênio de Castro

43.Santo Cristo

44.Farroupilha

45.São Sebastião do Caí

46.Jaguarí

47.Ciríaco

48.Sertão

49.Muliterno

50.Candelária

51.Lajeado

52.David Canabarro

53.Estrela

54.Arroio do Meio

55.Montenegro

56.Novo Hamburgo

57.Encantado

58.Muçum

59.Roca Sales

60.Colinas

61.Imigrantes

62.Santa Tereza

63.Sapiranga

64.Cachoeirinha

65.Vanini

66.Nova Roma do Sul

67.Serafina Corrêa

68.Bom Retiro do Sul

69.Cotiporã

70.São Nicolau

71.Cruzeiro do Sul

72.Bom Jesus

73.Ipê

74.Espumoso

75.Charqueadas

76.Coxilha

77.Taquari

78.Itapuca

79.São Jerônimo


Fonte: Assessoria de Comunicação (*Com informações INSS)

Por Eric Rodrigues 30 de julho de 2025
O Governo Federal publicou um novo decreto que vai mudar a forma como os brasileiros acessam benefícios como Bolsa Família, Farmácia Popular, aposentadorias e auxílios do INSS.
30 de julho de 2025
As agências da Previdência Social em todo o Brasil começaram a receber, nesta semana, o reforço de 500 novos peritos médicos federais.
Por Eric Rodrigues 25 de julho de 2025
A partir de janeiro de 2026, pessoas com fibromialgia passarão a ser reconhecidas oficialmente como pessoas com deficiência (PcD) em todo o Brasil.
Por Gabriela Dávila 23 de julho de 2025
Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) está transformando o acesso ao salário-maternidade no campo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou novo ofício circular (nº 63/2025) esclarecendo como a autodeclaração de atividade das seguradas especiais deve ser tratada nos pedidos do benefício.
23 de julho de 2025
Enchentes, secas prolongadas e pragas que destroem plantações são realidades duras da vida no campo. Quando a natureza não colabora, o prejuízo vai muito além da lavoura. O impacto pode atingir também o futuro do trabalhador rural, especialmente no momento de requerer a aposentadoria junto ao INSS. 
Por Gabriela Dávila 23 de julho de 2025
Num mundo cada vez mais digitalizado, um simples conjunto de caracteres pode abrir (ou expor) a vida inteira de um cidadão. Trata-se da senha GOV, o acesso unificado aos serviços públicos federais do Brasil. Segundo a advogada especialista em Direito Previdenciário Jane Berwanger, essa senha é mais poderosa do que muit
23 de julho de 2025
Começa nesta quinta-feira, 24 de julho, o pagamento dos primeiros ressarcimentos aos aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A devolução é resultado de um acordo histórico firmado pelo Governo Federal e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), beneficiando mais de
Por Eric Rodrigues 17 de julho de 2025
Em uma decisão que leva em conta as desigualdades enfrentadas por mulheres no meio rural, a Justiça Federal em Londrina (PR) determinou que o INSS conceda o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a uma idosa de 66 anos que vive em condições precárias na zona rural do norte do Paraná.
17 de julho de 2025
A Justiça Federal determinou que o INSS conceda salário-maternidade a uma trabalhadora rural após reconhecer que uma decisão anterior havia ignorado provas importantes sobre sua atividade no campo. A nova decisão foi tomada pela Terceira Seção do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), com base em uma análise ma
Por Gabriela Dávila 11 de julho de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou novas regras que mudam algumas normas antigas sobre aposentadoria, benefícios e tempo de contribuição. Essas mudanças já estão valendo desde o dia 10 de julho de 2025.