Notícias
City skyline
Photo By: John Doe
Button
Por
Thiarla Machado
Direito x Cálculos
Engana-se quem pensa que Direito está somente relacionado à Leis
.
Afirmo com muita certeza de que a matemática é parte muito importante desta área.
Em todos os processos o cálculo está presente, desde o início, quando se apresenta o cálculo de valor da causa, até o final, quando é feita a liquidação de sentença.
Quando tratamos do Direito Previdenciário, reafirmo a importância dos cálculos, ainda mais se levarmos em consideração as alterações que vieram com a Reforma da Previdência.
Quando você pensar em se aposentar, antes mesmo de dar entrada no pedido do seu benefício, precisa-se fazer alguns cálculos que vão te dar uma visão geral de como ficará a sua aposentadoria.
Entre eles, o de tempo de contribuição que deverá levar em conta todas as contribuições feitas ao longo da sua vida, qual o tipo de segurado você é, se possui período especial, rural, ou até mesmo se já recebeu algum benefício durante esse período. São muitos os detalhes que devem ser levados em consideração para que seja apresentado um cálculo bem feito e que é fundamental para a elaboração do cálculo de RMI (Renda Mensal Inicial).
RMI nada mais é, do que o valor mensal do seu benefício e acredito que seja o cálculo de maior interesse para todos que pensam em aposentadoria. E para que esse cálculo seja bem elaborado, é necessário ter conhecimento, pois às vezes um pequeno detalhe que poderia passar despercebido, pode fazer toda a diferença. Por exemplo, hoje você já pode ter adquirido o direito da tão sonhada aposentadoria, mas um cálculo pode te mostrar que, se você trabalhar um pouco mais, o seu benefício pode ser mais vantajoso.
Então, atente-se a isso quando pensar em aposentadoria. Pois um cálculo previdenciário realizado de forma correta pode te mostrar qual a melhor opção a ser escolhida.

Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) está transformando o acesso ao salário-maternidade no campo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou novo ofício circular (nº 63/2025) esclarecendo como a autodeclaração de atividade das seguradas especiais deve ser tratada nos pedidos do benefício.

Enchentes, secas prolongadas e pragas que destroem plantações são realidades duras da vida no campo. Quando a natureza não colabora, o prejuízo vai muito além da lavoura. O impacto pode atingir também o futuro do trabalhador rural, especialmente no momento de requerer a aposentadoria junto ao INSS.

Num mundo cada vez mais digitalizado, um simples conjunto de caracteres pode abrir (ou expor) a vida inteira de um cidadão. Trata-se da senha GOV, o acesso unificado aos serviços públicos federais do Brasil. Segundo a advogada especialista em Direito Previdenciário Jane Berwanger, essa senha é mais poderosa do que muit

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber devolução de descontos indevidos na quinta (24)
Começa nesta quinta-feira, 24 de julho, o pagamento dos primeiros ressarcimentos aos aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A devolução é resultado de um acordo histórico firmado pelo Governo Federal e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), beneficiando mais de

A Justiça Federal determinou que o INSS conceda salário-maternidade a uma trabalhadora rural após reconhecer que uma decisão anterior havia ignorado provas importantes sobre sua atividade no campo. A nova decisão foi tomada pela Terceira Seção do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), com base em uma análise ma