Notícias
City skyline
Photo By: John Doe
Button
Por Daiana Cândido
Controladoria jurídica: A importância de sua atuação nos escritórios de advocacia.
Inicialmente, é importante esclarecer o que é a Controladoria Jurídica e quais são as suas funções dentro de um escritório de advocacia. Entre suas diversas suas responsabilidades, destaca-se o suporte ao setor jurídico, o controle de prazos processuais, audiências e diligências, a análise de resultados da produção jurídica, bem como, a responsabilidade de alimentar o software de gestão.
Na definição de Samantha Albini , a Controladoria é o setor do escritório de advocacia ou departamento jurídico que atua dando suporte ao setor técnico, garantindo a efetividade, a qualidade, a segurança e a agilidade nos serviços jurídicos e realizando a análise de resultado da produção jurídica.
Para que a atuação da Controladoria seja mais eficiente, é importante que ela seja um setor autônomo no organograma do escritório de advocacia, posicionando-se abaixo dos sócios e mantendo uma boa comunicação com o setor jurídico e com o setor administrativo/financeiro.
Para o escritório de advocacia uma das vantagens de possuir o setor de Controladoria jurídica é a redução dos riscos internos, isso porque a Controladoria é responsável por gerir as diversas informações dentro da organização, alimentando o software e gerando relatórios importantes contendo informações gerencias. Logo, a Controladoria atua de forma planejada e sistêmica, sendo capaz de identificar todas as probabilidades de riscos e buscando melhorias através de medidas que auxiliem na identificação e redução dos riscos internos.
Outro benefício da Controladoria Jurídica é a geração de indicadores que favorecem diretamente a gestão do escritório, tais indicadores fornecem aos sócios informações sobre a produtividade da equipe, o que permite o ajuste de possíveis falhas e adaptações para aperfeiçoamento do fluxo de trabalho da equipe.
O profissional que atua na Controladoria tende a ser multitarefas, pois um dos grandes desafios deste profissional é saber gerenciar as diversas tarefas de sua rotina diária, sendo importantíssimo priorizar corretamente aquelas mais urgentes.
Por fim, sabemos que estamos vivendo na era digital, a atuação da Controladoria Jurídica possibilita aproveitar da melhor maneira as tecnologias disponíveis a fim de melhorar a organização de rotinas e fluxos internos. Dessa forma, faz com que o setor jurídico mantenha seu foco exclusivamente nas funções técnicas, gerando assim mais rentabilidade na produção jurídica e refletindo nos demais setores do escritório.

Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) está transformando o acesso ao salário-maternidade no campo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou novo ofício circular (nº 63/2025) esclarecendo como a autodeclaração de atividade das seguradas especiais deve ser tratada nos pedidos do benefício.

Enchentes, secas prolongadas e pragas que destroem plantações são realidades duras da vida no campo. Quando a natureza não colabora, o prejuízo vai muito além da lavoura. O impacto pode atingir também o futuro do trabalhador rural, especialmente no momento de requerer a aposentadoria junto ao INSS.

Num mundo cada vez mais digitalizado, um simples conjunto de caracteres pode abrir (ou expor) a vida inteira de um cidadão. Trata-se da senha GOV, o acesso unificado aos serviços públicos federais do Brasil. Segundo a advogada especialista em Direito Previdenciário Jane Berwanger, essa senha é mais poderosa do que muit

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber devolução de descontos indevidos na quinta (24)
Começa nesta quinta-feira, 24 de julho, o pagamento dos primeiros ressarcimentos aos aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A devolução é resultado de um acordo histórico firmado pelo Governo Federal e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), beneficiando mais de

A Justiça Federal determinou que o INSS conceda salário-maternidade a uma trabalhadora rural após reconhecer que uma decisão anterior havia ignorado provas importantes sobre sua atividade no campo. A nova decisão foi tomada pela Terceira Seção do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), com base em uma análise ma

O Senado Federal aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei nº 3.010/2019, que reconhece pessoas com fibromialgia, síndrome da fadiga crônica, síndrome complexa de dor regional e outras doenças relacionadas como pessoas com deficiência. A proposta foi aprovada de forma simbólica e sem votos contrários no Plenário, e agora