Notícias

Por Daiana Cândido

Controladoria jurídica: A importância de sua atuação nos escritórios de advocacia.

Inicialmente, é importante esclarecer o que é a Controladoria Jurídica e quais são as suas funções dentro de um escritório de advocacia. Entre suas diversas suas responsabilidades, destaca-se o suporte ao setor jurídico, o controle de prazos processuais, audiências e diligências, a análise de resultados da produção jurídica, bem como, a responsabilidade de alimentar o software de gestão.

Na definição de Samantha Albini , a Controladoria é o setor do escritório de advocacia ou departamento jurídico que atua dando suporte ao setor técnico, garantindo a efetividade, a qualidade, a segurança e a agilidade nos serviços jurídicos e realizando a análise de resultado da produção jurídica.

Para que a atuação da Controladoria seja mais eficiente, é importante que ela seja um setor autônomo no organograma do escritório de advocacia, posicionando-se abaixo dos sócios e mantendo uma boa comunicação com o setor jurídico e com o setor administrativo/financeiro.

Para o escritório de advocacia uma das vantagens de possuir o setor de Controladoria jurídica é a redução dos riscos internos, isso porque a Controladoria é responsável por gerir as diversas informações dentro da organização, alimentando o software e gerando relatórios importantes contendo informações gerencias. Logo, a Controladoria atua de forma planejada e sistêmica, sendo capaz de identificar todas as probabilidades de riscos e buscando melhorias através de medidas que auxiliem na identificação e redução dos riscos internos.

Outro benefício da Controladoria Jurídica é a geração de indicadores que favorecem diretamente a gestão do escritório, tais indicadores fornecem aos sócios informações sobre a produtividade da equipe, o que permite o ajuste de possíveis falhas e adaptações para aperfeiçoamento do fluxo de trabalho da equipe.

O profissional que atua na Controladoria tende a ser multitarefas, pois um dos grandes desafios deste profissional é saber gerenciar as diversas tarefas de sua rotina diária, sendo importantíssimo priorizar corretamente aquelas mais urgentes. 

Por fim, sabemos que estamos vivendo na era digital, a atuação da Controladoria Jurídica possibilita aproveitar da melhor maneira as tecnologias disponíveis a fim de melhorar a organização de rotinas e fluxos internos. Dessa forma, faz com que o setor jurídico mantenha seu foco exclusivamente nas funções técnicas, gerando assim mais rentabilidade na produção jurídica e refletindo nos demais setores do escritório. 



12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.
29 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros.
20 de agosto de 2025
Uma das dúvidas mais recorrentes entre futuras mães é: quem tem gêmeos recebe dois salários-maternidade? A resposta, embora possa surpreender, é não, o salário-maternidade não é calculado com base no número de filhos, mas sim por evento gestacional.