Notícias

União deve elaborar novo laudo sobre condições de trabalho de médicos peritos.

Foto: Freepik

Devido à alteração do ambiente e dos processos de trabalho, a 9ª Vara Federal do Distrito Federal determinou em liminar, que a União produza, em até 20 dias, novo laudo ambiental sobre as condições de trabalho, a exposição e o grau de insalubridade enfrentados por médicos peritos em meio à crise de Covid-19.

 

A Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) pedia o aumento do adicional de insalubridade para os peritos que atuam presencialmente. Atualmente, eles recebem um adicional de 10% dos seus vencimentos. A entidade pedia fixação do percentual em 20%.

 

A ANMP alegou que pediu duas vezes a confecção de novo laudo ambiental das condições de trabalho. Isso porque os médicos peritos, para verificar a incapacidade laborativa dos segurados, vêm sendo expostos à contaminação por Covid-19. Mesmo assim, a Administração não se manifestou.

 

A juíza Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida lembrou que o fundamento para o pagamento de adicional de insalubridade é a "constante, habitual e permanente sujeição a agentes agressivos, físicos, químicos ou biológicos, à saúde".

 

Segundo a magistrada, somente por meio de laudo pericial ambiental seria possível verificar se os peritos fazem jus ao aumento do percentual.


"Considerando que a pandemia de Covid-19 impôs novo cenário a todos os locais de trabalho, e principalmente aos profissionais de saúde que exercem suas funções mais expostos a contágio, tenho por atendido o requisito estabelecido pela norma para a produção de novo laudo técnico de condições de trabalho", assinalou.

 

Para o advogado Paulo Liporaci, que atua no processo, os servidores públicos dedicados ao atendimento presencial da população devem ser recompensados pelo risco de infecção ao qual são diariamente expostos.


"O poder público não pode tratar servidores em regime de trabalho remoto e em atendimento presencial de modo idêntico, sob pena de prejudicar aqueles que se arriscam em prol da resolução direta dos problemas enfrentados pelos brasileiros", destaca.

 

1071233-25.2021.4.01.3400

Fonte: Conjur.


12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.
29 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros.
20 de agosto de 2025
Uma das dúvidas mais recorrentes entre futuras mães é: quem tem gêmeos recebe dois salários-maternidade? A resposta, embora possa surpreender, é não, o salário-maternidade não é calculado com base no número de filhos, mas sim por evento gestacional.