Notícias

Saiba como garantir Seus Direitos Previdenciários morando em outros países

Foto: Freepik

A Previdência Social é um pilar fundamental para a segurança financeira dos cidadãos brasileiros, atuando como um seguro que oferece renda em situações como doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Para usufruir desses benefícios, é essencial estar inscrito no sistema previdenciário e manter as contribuições em dia.


Em todo o território nacional, as Agências da Previdência Social (APS) funcionam como pontos de acesso para os cidadãos que desejam se inscrever no sistema, contribuir mensalmente e solicitar benefícios. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável por intermediar a relação entre a Previdência Social e os cidadãos.

 

Contribuição ao Sistema Previdenciário Brasileiro no Exterior

Brasileiros residentes no exterior também podem contribuir com a Previdência Social brasileira, desde que não estejam vinculados a um sistema previdenciário de um país que mantenha um acordo de previdência com o Brasil.

 

Ampliação dos Acordos de Previdência Social Internacionais

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), em colaboração com o Ministério da Previdência Social (MPS), vem trabalhando na expansão dos acordos previdenciários internacionais. Esses acordos têm o objetivo de permitir que trabalhadores de países signatários acumulem tempo de contribuição em diferentes sistemas previdenciários para solicitação de aposentadoria e outros benefícios. Esses esforços são particularmente voltados para beneficiar a comunidade brasileira no exterior, abrangendo tanto países com grandes comunidades de expatriados quanto nações com menor presença brasileira.


A situação previdenciária de brasileiros no exterior varia conforme a existência de acordos de previdência entre o Brasil e o país de residência.


Um advogado especializado pode lhe explicar melhor sobre isso. Contate agora!

 

Brasileiros em Países com Acordo de Previdência:

Quem reside em um país com acordo previdenciário com o Brasil pode se filiar à Previdência Social local, garantindo seus direitos previdenciários nos dois países.

Em caso de impossibilidade de filiação ao sistema previdenciário local, existe a opção de inscrição como segurado facultativo no sistema brasileiro.

 

Brasileiros em Países sem Acordo de Previdência:

Mesmo em países sem acordo previdenciário com o Brasil, como aqueles sob jurisdição consular da Embaixada do Brasil em Manila, é possível contribuir como segurado facultativo ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) brasileiro.

A inscrição no RGPS pode ser realizada eletronicamente pelo site do INSS, porém, devido a dificuldades no sistema, a maioria das pessoas opta pela contratação de um advogado especializado para cuidar do seu planejamento previdenciário.

 

Fonte: INSS

Por Eric Rodrigues 30 de julho de 2025
O Governo Federal publicou um novo decreto que vai mudar a forma como os brasileiros acessam benefícios como Bolsa Família, Farmácia Popular, aposentadorias e auxílios do INSS.
30 de julho de 2025
As agências da Previdência Social em todo o Brasil começaram a receber, nesta semana, o reforço de 500 novos peritos médicos federais.
Por Eric Rodrigues 25 de julho de 2025
A partir de janeiro de 2026, pessoas com fibromialgia passarão a ser reconhecidas oficialmente como pessoas com deficiência (PcD) em todo o Brasil.
Por Gabriela Dávila 23 de julho de 2025
Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) está transformando o acesso ao salário-maternidade no campo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou novo ofício circular (nº 63/2025) esclarecendo como a autodeclaração de atividade das seguradas especiais deve ser tratada nos pedidos do benefício.
23 de julho de 2025
Enchentes, secas prolongadas e pragas que destroem plantações são realidades duras da vida no campo. Quando a natureza não colabora, o prejuízo vai muito além da lavoura. O impacto pode atingir também o futuro do trabalhador rural, especialmente no momento de requerer a aposentadoria junto ao INSS. 
Por Gabriela Dávila 23 de julho de 2025
Num mundo cada vez mais digitalizado, um simples conjunto de caracteres pode abrir (ou expor) a vida inteira de um cidadão. Trata-se da senha GOV, o acesso unificado aos serviços públicos federais do Brasil. Segundo a advogada especialista em Direito Previdenciário Jane Berwanger, essa senha é mais poderosa do que muit
23 de julho de 2025
Começa nesta quinta-feira, 24 de julho, o pagamento dos primeiros ressarcimentos aos aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A devolução é resultado de um acordo histórico firmado pelo Governo Federal e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), beneficiando mais de
Por Eric Rodrigues 17 de julho de 2025
Em uma decisão que leva em conta as desigualdades enfrentadas por mulheres no meio rural, a Justiça Federal em Londrina (PR) determinou que o INSS conceda o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a uma idosa de 66 anos que vive em condições precárias na zona rural do norte do Paraná.
17 de julho de 2025
A Justiça Federal determinou que o INSS conceda salário-maternidade a uma trabalhadora rural após reconhecer que uma decisão anterior havia ignorado provas importantes sobre sua atividade no campo. A nova decisão foi tomada pela Terceira Seção do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), com base em uma análise ma
Por Gabriela Dávila 11 de julho de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou novas regras que mudam algumas normas antigas sobre aposentadoria, benefícios e tempo de contribuição. Essas mudanças já estão valendo desde o dia 10 de julho de 2025.