Notícias
Realização
Pensei muito antes de escrever sobre qual seria o tema da minha escrita: gratidão, amizade, comprometimento, aceitação e recomeço, entre outros. Por isso comecei a escrever sem preocupar-me com temas, apenas em contar uma história.
Em 2009 comecei a trabalhar no Berwanger Advogados, quando o escritório estava começando. Naquela época o escritório possuía ¼ dos colaboradores que possui hoje. Adorava meu trabalho, meus colegas e as Doutoras Ana e Jane, com as quais pude contar sempre como poderão ver no decorrer desta narrativa.
Com 42 anos, no auge do meu trabalho (incentivada a cursar direito), me deparei com um quadro de dor indescritível. Consultei vários médicos, fiz todos os exames possíveis, sempre contando com o carinho e apoio principalmente da Dra. Ana que residindo na mesma cidade estava sempre presente. Em uma época onde nem se falava em home office, me foi oferecido pelas Doutoras a oportunidade de trabalhar de casa, inclusive indo até minha casa uma colega para levar documentos que eu fosse necessitar para efetuar meu trabalho. Neste meio tempo descobri um problema na coluna (Ebaaaa, resolvi meu problema) será? Fiz cirurgia e voltei a trabalhar.
Em pouquíssimos dias as dores voltaram e um ano depois descobri que possuo uma doença chamada Fibromialgia e que não tem cura, apenas tratamento. Pedi demissão, não achava justo elas continuarem com uma funcionária que não estava sendo produtiva.
Continuei sempre em contato com a Dra. Ana, que sempre se interessou pelo meu bem estar e estado de saúde.
Demorei 10 anos para aceitar as minhas limitações e me adaptar a elas (e descobri que somente aceitando é que começa a mudança).
No começo de 2023 conversei com a Doutora que me indagou como eu estava me sentindo, em uma conversa informal disse que estava melhor que as dores estavam mais espaçadas e menos intensas.
Qual minha alegria quando em março de 2023 elas, as Doutoras Ana e Jane me convidaram para fazer parte novamente da equipe do Berwanger Advogados. Aceitei imediatamente, CLARO!!!
Hoje estou completando um ano de retorno a casa, faço um trabalho no qual me sinto realizada, com aprendizado diário. Com minha experiência consigo ter uma empatia muito grande com nossos cliente e suas necessidades.
Ainda não identifiquei o tema, mas sim o sentimento:
REALIZAÇÃO.

Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) está transformando o acesso ao salário-maternidade no campo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou novo ofício circular (nº 63/2025) esclarecendo como a autodeclaração de atividade das seguradas especiais deve ser tratada nos pedidos do benefício.

Enchentes, secas prolongadas e pragas que destroem plantações são realidades duras da vida no campo. Quando a natureza não colabora, o prejuízo vai muito além da lavoura. O impacto pode atingir também o futuro do trabalhador rural, especialmente no momento de requerer a aposentadoria junto ao INSS.

Num mundo cada vez mais digitalizado, um simples conjunto de caracteres pode abrir (ou expor) a vida inteira de um cidadão. Trata-se da senha GOV, o acesso unificado aos serviços públicos federais do Brasil. Segundo a advogada especialista em Direito Previdenciário Jane Berwanger, essa senha é mais poderosa do que muit

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber devolução de descontos indevidos na quinta (24)
Começa nesta quinta-feira, 24 de julho, o pagamento dos primeiros ressarcimentos aos aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A devolução é resultado de um acordo histórico firmado pelo Governo Federal e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), beneficiando mais de

A Justiça Federal determinou que o INSS conceda salário-maternidade a uma trabalhadora rural após reconhecer que uma decisão anterior havia ignorado provas importantes sobre sua atividade no campo. A nova decisão foi tomada pela Terceira Seção do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), com base em uma análise ma