Notícias

INSS muda regras em 2025: veja quem ganha com as novas normas para aposentadoria, benefícios e tempo de contribuição

Créditos: Freepik

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou novas regras que mudam algumas normas antigas sobre aposentadoria, benefícios e tempo de contribuição. Essas mudanças já estão valendo desde o dia 10 de julho de 2025.


Veja o que mudou:


Reconhecimento de trabalho antes da idade mínima

Quem trabalhou quando era menor de idade (abaixo da idade permitida na época) pode ter esse tempo contado para aposentadoria, se tiver documentos que provem o trabalho.


Trabalhador rural e segurado especial

O INSS explicou melhor quem pode ser considerado “segurado especial”, por exemplo, agricultores familiares, extrativistas, quilombolas e outros trabalhadores do campo. Para isso, a pessoa pode até morar perto da cidade, desde que trabalhe na zona rural.


Aposentadoria híbrida

Quem trabalhou um tempo no campo e outro na cidade pode somar esses períodos para se aposentar por idade, mesmo que não trabalhe mais no campo ou não esteja contribuindo agora.


Carência (tempo mínimo de contribuição) e isenções

  • O salário-maternidade não precisa mais de tempo mínimo de contribuição desde abril de 2024.
  • O auxílio-reclusão continua sem exigir carência.
  • Benefícios por incapacidade, como auxílio-doença, podem precisar de 4 a 12 meses de contribuição, dependendo do caso.


Serviço militar conta como tempo de contribuição

Quem prestou serviço militar obrigatório depois de novembro de 2019 pode usar esse tempo para completar a carência e o tempo de contribuição.


Complementar contribuições abaixo do salário-mínimo

Se a contribuição foi menor que um salário-mínimo, é possível pagar a diferença para que esse período conte para aposentadoria.


Salário-maternidade em caso de guarda judicial

O benefício do salário-maternidade agora também pode ser pago a quem tem guarda judicial de criança para adoção, além de parto, aborto permitido por lei e adoção.


Aposentadoria para pessoa com deficiência

Não será mais feita mudança automática de grau de deficiência sem que haja períodos diferentes comprovados.

Fale com um advogado especialista

Com essas mudanças, o INSS busca ajustar as regras para atender melhor quem precisa comprovar tempo de trabalho, principalmente trabalhadores rurais, segurados especiais, mães adotantes e quem trabalhou antes da idade permitida.

Se você tem dúvidas se essas alterações te afetam, procure um especialista ou vá até uma agência do INSS para entender seus direitos. Fique de olho e compartilhe essa informação com quem pode precisar!


Gostou do conteúdo? Envie para amigos e continue acompanhando nosso site para mais informações sobre direitos previdenciários e novidades do INSS.

Fonte: Assessoria / Jane Berwanger 

10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.
29 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros.
20 de agosto de 2025
Uma das dúvidas mais recorrentes entre futuras mães é: quem tem gêmeos recebe dois salários-maternidade? A resposta, embora possa surpreender, é não, o salário-maternidade não é calculado com base no número de filhos, mas sim por evento gestacional.
Por Gabriela Dávila 20 de agosto de 2025
O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista e suspendeu o julgamento que discute a obrigatoriedade do INSS em pagar benefícios a mulheres vítimas de violência doméstica que, por força de medidas protetivas da Lei Maria da Penha, precisem se afastar do trabalho.
20 de agosto de 2025
No Brasil, onde a pluralidade religiosa é uma marca da identidade nacional, líderes e membros de ordens religiosas desempenham papéis fundamentais em comunidades de fé espalhadas por todo o território.