Notícias

Portaria publicada nesta semana, informa sobre atualizações no procedimento da prova de vida do INSS

Imagem: Freepik


Através desta medida, as novas regras indicam que a Prova de Vida continuará sendo feita pelo próprio governo através do cruzamento de dados

 

A prova de vida é um procedimento que existe deste 2012 e continuará prioritariamente pelo cruzamento de dados a partir da publicação da portaria 1.408/2023. De acordo com ela o INSS não pode mais exigir a presença dos aposentados e pensionistas em uma agência bancária ou do INSS para demonstrar que segue vivo, salvo em situação em que acesso aos dados forem inconsistentes.


Através desta medida, as novas regras indicam que a Prova de Vida será feita pelo próprio governo através do cruzamento de dados públicos e privados. Serão considerados válidos como comprovação de vida realizados ou atualizados nos 10 meses subsequentes ao aniversário da pessoa, dessa forma, o governo analisará registros de vacinações e consultas no SUS,  além de emissões de documentos e comprovantes de votação em eleições, para comprovar que o segurado segue vivo.


Apesar da facilidade, a advogada previdenciarista Jane Berwanger alerta que é preciso ter cautela principalmente em relação aos prazos. Caso o INSS não consiga realizar o cruzamento de dados, a pessoa será notificada para realizar o procedimento. “O aposentado ou pensionista que não cumprir a exigência em 60 dias poderá ter seu benefício bloqueado podendo ser liberado somente após a realização do procedimento”, alertou.


Para saber quando a última comprovação de vida foi feita, basta ligar para a Central 135 ou acessar o site ou aplicativo do MeuINSS.


Fonte: Assessoria de Comunicação/Berwanger Advogados 

12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.
29 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros.
20 de agosto de 2025
Uma das dúvidas mais recorrentes entre futuras mães é: quem tem gêmeos recebe dois salários-maternidade? A resposta, embora possa surpreender, é não, o salário-maternidade não é calculado com base no número de filhos, mas sim por evento gestacional.