Notícias
City skyline
Photo By: John Doe
Button
Por Michele Stoll
Porque planejar a aposentaria?
Temos uma cultura baseada no agora, no imediato, muito forte no nosso convívio social e por isso ficamos sentados só aguardando nossa aposentadoria, e por vezes quando ela chega ficamos frustrados. Some a essa cultura a falta de educação para o planejamento, por mais bem intencionados não temos o hábito de planejar e precisamos buscar através de nossas ações um bom plano benéfico de uso da nossa renda futura como prioridade em nossas vidas.
Então o planejamento entra para deixar a nossa vida organizada, e mais para que alcancemos o melhor benefício e assim possamos desfrutá-la. Os profissionais mais habilitados para fazer um planejamento previdenciário são os advogados especializados nessa área. Como ocorre o planejamento; começamos com o histórico de nossa vida trabalhista com a junção de documentos, cálculos são realizados e por fim a análise é concluída e entregue. Hoje nos deparamos com muitos casos, nos quais quando é chegada a aposentadoria e em si o seu recebimento, muitas pessoas percebem que o valor recebido é inferior as suas necessidades, porém não fizeram planejamento ou se quer contribuições diferenciadas para que pudessem receber qualquer outro valor. Por isso a importância do planejamento previdenciário que além de nos ajudar antecipadamente a agilizarmos o nosso processo de aposentadoria, sendo ela estando com os documentos necessários em mãos e que podem ser muitos e diversos, ainda temos uma estimativa de cálculos que permite visualizar os valores das contribuições já feitas, isso com o objetivo de definir qual será o montante que será recebido por nós na hora do benefício.
Dessa forma o planejamento pode verificar as ações a serem tomadas para atingir o objetivo, como exemplo; receber o benefício que seja no valor desejado. Nos próximos anos com o aumento da expectativa de vida não sabemos como nossa previdência vai se portar nesse panorama e você pode estar preparado. Eu vislumbro com vocês o sonho da tão almejada aposentadoria todos os dias da melhor maneira possível, para que seja para aproveitar a sua melhor idade.

Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) está transformando o acesso ao salário-maternidade no campo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou novo ofício circular (nº 63/2025) esclarecendo como a autodeclaração de atividade das seguradas especiais deve ser tratada nos pedidos do benefício.

Enchentes, secas prolongadas e pragas que destroem plantações são realidades duras da vida no campo. Quando a natureza não colabora, o prejuízo vai muito além da lavoura. O impacto pode atingir também o futuro do trabalhador rural, especialmente no momento de requerer a aposentadoria junto ao INSS.

Num mundo cada vez mais digitalizado, um simples conjunto de caracteres pode abrir (ou expor) a vida inteira de um cidadão. Trata-se da senha GOV, o acesso unificado aos serviços públicos federais do Brasil. Segundo a advogada especialista em Direito Previdenciário Jane Berwanger, essa senha é mais poderosa do que muit

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber devolução de descontos indevidos na quinta (24)
Começa nesta quinta-feira, 24 de julho, o pagamento dos primeiros ressarcimentos aos aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A devolução é resultado de um acordo histórico firmado pelo Governo Federal e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), beneficiando mais de

A Justiça Federal determinou que o INSS conceda salário-maternidade a uma trabalhadora rural após reconhecer que uma decisão anterior havia ignorado provas importantes sobre sua atividade no campo. A nova decisão foi tomada pela Terceira Seção do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), com base em uma análise ma