Notícias

Por Arthur Sehnem Nunes

O zelo no acompanhamento do recurso.

Como funcionário do escritório há praticamente um ano, tomo a liberdade de transcrever o poeta e escritor brasileiro, Alberto Branco, para descrever meu sentimento em relação a responsabilidade de realizar o acompanhamento de todas as movimentações dentro de um recurso. “Inclua em teu trabalho o objetivo de servir e fazer o bem aos demais e conhecerá o que é trabalhar com felicidade”.

Utilizo dessa frase para iniciar meu texto, pois em minha primeira função no escritório, como secretário, compreendi que o escritório Jane Berwanger Advogados atua além do âmbito burocrático, também atendemos e servimos como família. Em contato direto com o cliente, ouvimos histórias, compartilhamos sonhos e sentimos a mesma angústia em relação ao retorno, pois queremos que o atendimento seja realizado da melhor maneira possível. 

Hoje, no setor de controladoria e conhecendo da ótima comunicação com clientes, compreendo que cada andamento processual deve ser visto com grande importância, principalmente quando levamos em consideração que em todos os casos, precisamos analisar e estudar, mesmo durante o recurso, qual caminho escolheremos e qual será o melhor trabalho que podemos realizar, oferecendo ainda mais conforto para o cliente.

Acompanhar cada nova movimentação é algo que demanda tempo e principalmente atenção. A responsabilidade de passar a informação correta para o grupo de trabalhadores capacitados a realizar o melhor trabalho é gigantesca. Em casos que precisamos realizar uma defesa em relação a nossa argumentação do recurso, a atenção é dobrada, uma vez que precisamos assegurar que tudo está em perfeita condição de apresentação. Costumo dizer que o comprometimento individual é função do esforço conjunto – isso é que faz uma empresa funcionar. Todos são peças importantíssimas no trabalho em equipe, cada um apresenta uma parcela do resultado e em casos extremos, quando acontece uma falha, todos se reúnem para a reconstrução.

Em um momento tão atípico em relação a saúde mundial, realizar a tarefa de acompanhar diariamente o processo de diversas pessoas, me deixa extremamente contente, pois sei que estou fazendo parcela de um trabalho que levará a esperança e felicidade para os lares que necessitam do benefício da aposentadoria para obter uma melhor qualidade de vida.

Por último, deixo explícita minha gratidão e satisfação de fazer parte desse grupo que sempre preza pelo bem-estar de todos! 


Por Gabriela Dávila 23 de julho de 2025
Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) está transformando o acesso ao salário-maternidade no campo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou novo ofício circular (nº 63/2025) esclarecendo como a autodeclaração de atividade das seguradas especiais deve ser tratada nos pedidos do benefício.
23 de julho de 2025
Enchentes, secas prolongadas e pragas que destroem plantações são realidades duras da vida no campo. Quando a natureza não colabora, o prejuízo vai muito além da lavoura. O impacto pode atingir também o futuro do trabalhador rural, especialmente no momento de requerer a aposentadoria junto ao INSS. 
Por Gabriela Dávila 23 de julho de 2025
Num mundo cada vez mais digitalizado, um simples conjunto de caracteres pode abrir (ou expor) a vida inteira de um cidadão. Trata-se da senha GOV, o acesso unificado aos serviços públicos federais do Brasil. Segundo a advogada especialista em Direito Previdenciário Jane Berwanger, essa senha é mais poderosa do que muit
23 de julho de 2025
Começa nesta quinta-feira, 24 de julho, o pagamento dos primeiros ressarcimentos aos aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A devolução é resultado de um acordo histórico firmado pelo Governo Federal e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), beneficiando mais de
Por Eric Rodrigues 17 de julho de 2025
Em uma decisão que leva em conta as desigualdades enfrentadas por mulheres no meio rural, a Justiça Federal em Londrina (PR) determinou que o INSS conceda o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a uma idosa de 66 anos que vive em condições precárias na zona rural do norte do Paraná.
17 de julho de 2025
A Justiça Federal determinou que o INSS conceda salário-maternidade a uma trabalhadora rural após reconhecer que uma decisão anterior havia ignorado provas importantes sobre sua atividade no campo. A nova decisão foi tomada pela Terceira Seção do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), com base em uma análise ma
Por Gabriela Dávila 11 de julho de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou novas regras que mudam algumas normas antigas sobre aposentadoria, benefícios e tempo de contribuição. Essas mudanças já estão valendo desde o dia 10 de julho de 2025.
11 de julho de 2025
O Senado Federal aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei nº 3.010/2019, que reconhece pessoas com fibromialgia, síndrome da fadiga crônica, síndrome complexa de dor regional e outras doenças relacionadas como pessoas com deficiência. A proposta foi aprovada de forma simbólica e sem votos contrários no Plenário, e agora
Por Gabriela Dávila 4 de julho de 2025
Mesmo com decisões favoráveis dos tribunais superiores, trabalhadores rurais que começaram a trabalhar ainda crianças continuam enfrentando dificuldades para ter esse período reconhecido na hora de se aposentar.
Por Eric Rodrigues 4 de julho de 2025
O vício em jogos de aposta, conhecido como ludopatia, já começa a trazer consequências graves para a saúde mental dos brasileiros, e para o sistema previdenciário. Em apenas dois anos, o número de auxílios por incapacidade temporária concedidos pelo INSS a trabalhadores diagnosticados com o transtorno saltou mais de 2.