Notícias

Por: Vitória Machado

O reflexo do cooperativismo interno

Quantas vezes você se julgou incapaz? Ou melhor, quantas dessas vezes você acreditou em si mesma?

Esses e entre outros, foram pensamentos que me consumiram ao entrar no mercado de trabalho, na verdade, na frustração de um mercado de trabalho com pouquíssimas oportunidades que realmente desafiam jovens sem experiências. Não desafios que lhe impossibilitam de realizar uma atividade, ou até mesmo fazer você se julgar incapaz de realizar. Mas uma oportunidade de crescer, amadurecer, ter noção de que é possível ir além, mas que é preciso desde cedo, lidar com responsabilidades.

Com 16 anos, apenas com uma pequena experiência no comércio, tive a oportunidade de estagiar no lugar em que me trouxe novas experiências, novos desafios, que me fizeram encarar a vida com muito mais responsabilidade. Muitas vezes pensei não ser capaz de continuar, o medo de querer se jogar, por acharem que você não é capaz por ser muito jovem, por não ter experiência e não ser especialista em tal assunto. Mas esses pensamentos nunca conseguiram tomar conta da minha vontade maior, que era a oportunidade de conhecer e abranger conhecimento na área do Direito.

Além desse desejo, teve outra coisa muito importante que me fez querer seguir em frente e me esforçar a cada dia... a equipe.

Nem tudo foi sempre guiado pelo pensamento mais positivo, pois no começo vem o receio, o medo de não ser aceita, em não fazer certo, de achar que não se pode dar conta. Ao longo dos dias, me deparei com colegas além daquele clichê de "ser uma família", colaboradores que me ensinaram e ensinam até hoje, com paciência e dedicação. Fui tão acolhida nesse lugar, que consegui adquirir segurança em mim mesma, hoje eu penso que é impossível não querer fazer dar certo.

Quando comecei a estagiar na empresa, a pessoa que ficou responsável para me auxiliar nas atividades, foi a colega Lenise. Por ela, fui ensinada a dar importância até nas atividades mais simples que realizava. Como digitalizar os documentos dos clientes. É simples, mas cada nome nos marca. Nunca vou me esquecer, que quando entrei não sabia nem como mexia na impressora, confesso que já esperei um "como assim tu não sabe?", mas não foi o que recebi, ela me ensinou cada detalhe, com tanta felicidade, que consegui aprender facilmente. E assim sempre foi com todos, nunca precisei ficar com dúvidas de como fazer algo, ou ter medo de admitir algum erro.

Eu posso dizer o quão motivador é se sentir valorizada e ter apoio por cada um que convivo aqui, tanto colegas, quanto chefes. Aprendi aqui, que é preciso ter paciência e muita determinação, se você quer e tentar, será possível. Não temos idade para amadurecer, para sonhar alto e correr atrás desde cedo.

Realmente é um tratamento diferenciado, e é por essa positividade interna, que refletimos no tratamento a cada um de nossos clientes.

Hoje eu digo, que quando entrei no Berwanger Advogados, tive dúvidas, hoje é a certeza da melhor escolha que pude ter feito.
12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.
29 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros.
20 de agosto de 2025
Uma das dúvidas mais recorrentes entre futuras mães é: quem tem gêmeos recebe dois salários-maternidade? A resposta, embora possa surpreender, é não, o salário-maternidade não é calculado com base no número de filhos, mas sim por evento gestacional.