Notícias

Julgamento da Revisão da Vida Toda ficará para 2024  

Foto: Wikipédia/Mario Roberto D. Ortiz

A revisão da vida toda, um caso de grande relevância no campo previdenciário, teve seu julgamento interrompido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) devido à proximidade do recesso do Judiciário. O julgamento, que estava em andamento no mês de dezembro, foi suspenso pelo ministro Alexandre de Moraes, com previsão de retomada apenas no próximo ano. 


Entenda o Caso: 


O caso da revisão da vida toda diz respeito à inclusão, no cálculo da aposentadoria, dos salários anteriores ao período do Plano Real. A votação desse caso, que estava prevista para ser concluída em 1º de dezembro de 2023, foi adiada quando o ministro Alexandre de Moraes decidiu suspender a votação, levando a um impasse temporário. 


Até a suspensão, o placar estava em quatro votos a favor da revisão e três votos contra. No entanto, a Corte ainda precisa definir se estabelecerá um limite temporal para a aplicação da decisão anterior do STF, que reconheceu o direito à revisão da vida toda. 


O julgamento, que ainda não tem data definida, deverá ser retomado somente em 2024, em sessão presencial do plenário do STF. 


Quais Benefícios Podem Ser Revisados pela Vida Toda? 


A revisão da vida toda não se aplica apenas aos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), titulares de outros benefícios também podem solicitar a revisão. Isso engloba uma variedade de benefícios previdenciários, incluindo: 


  • Aposentadoria por idade. 
  • Aposentadoria por tempo de contribuição. 
  • Aposentadoria especial. 
  • Aposentadoria da pessoa com deficiência. 
  • Aposentadoria por invalidez (aposentadoria por incapacidade permanente). 
  • Auxílio-doença (auxílio por incapacidade temporária). 
  • Pensão por morte. 


Jurisprudência e Seguimento Nacional: 


A revisão da vida toda foi objeto de um julgamento pelo STF em 1º de dezembro de 2022, que resultou na seguinte tese: "o segurado que implementou as condições para o benefício previdenciário após a vigência da Lei 9.876, de 26.11.1999, e antes da vigência das novas regras constitucionais, introduzidas pela EC 103/2019, tem o direito de optar pela regra definitiva, caso esta lhe seja mais favorável." 


Essa decisão, julgada pelo rito dos recursos repetitivos, significa que ela deve ser seguida por todas as instâncias judiciais em todo o país. 


Fonte: O previdenciarista

12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.
29 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros.
20 de agosto de 2025
Uma das dúvidas mais recorrentes entre futuras mães é: quem tem gêmeos recebe dois salários-maternidade? A resposta, embora possa surpreender, é não, o salário-maternidade não é calculado com base no número de filhos, mas sim por evento gestacional.