Notícias

Por: Fernando Hubner


É preciso estar disposto  

A trajetória humana é marcada por um constante processo de conhecimento. Nossas experiências com o mundo a nossa volta vão se transformando em nossas referências ao longo da vida. Somos influenciados pela família, escola, amigos, colegas, livros que lemos, programas que assistimos, época na qual vivemos, lugares e culturas que conhecemos, entre tantas outras variáveis. 

Em tempos de mudanças cada vez mais rápidas e impactantes é necessário estarmos atentos ao que nos cerca e, principalmente, dispostos a lidar com o novo e termos a compreensão do quanto a diversidade de perspectivas é enriquecedora.  

Muitas vezes, pela já tão difundida cultura ocidental da agenda cheia, acabamos por aderir, mesmo que inconscientemente, ao modo automático de viver, muitas atividades se tornam rotineiras, repetitivas, cansativas até. Quanto mais mergulhamos no modo de vida automático, mais perdemos a capacidade de atenção ao que se passa a nossa volta e mais resistentes ficamos a tudo o que é novo ou diferente daqueles referenciais que tomamos para nós. 

Não tenho tempo, estou cansado, não estou disposto, são quase mantras. A medida do tempo, convencionada por nós humanos, é a mesma para todos, o tempo não está encurtando, temos todo o tempo que há. Acredito que a questão é o foco, e foco lembra atenção, e atenção depende de sensibilidade e de disposição em conhecer e compreender. 

Então, como alimentar a disposição e a sensibilidade? Para mim, tendo contato com a natureza, lidar com plantas e animais, ler um livro de algum assunto diverso, assistir programas de conteúdo edificante, cultivar boas relações com as pessoas, ser mais tolerante consigo e com os outros, afinal todos estamos em construção e temos ajustes, conversar com pessoas de diferentes perfis e opiniões, mesmo que a princípio tenhamos tendência a pré-julgamentos. E viajar então? Que experiência incrível! Conhecer outros lugares, outras pessoas, outros jeitos de ser e de viver. A viagem não precisa ser internacional ou para aquele destino nacional famoso. Há também grande diversidade natural, cultural, histórica e humana perto de nós. 

As possibilidades de aprendizado e de expansão do conhecimento estão sempre presentes, no entanto, é preciso estar atento e disposto para o diferente e para o novo. 
12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.
29 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros.
20 de agosto de 2025
Uma das dúvidas mais recorrentes entre futuras mães é: quem tem gêmeos recebe dois salários-maternidade? A resposta, embora possa surpreender, é não, o salário-maternidade não é calculado com base no número de filhos, mas sim por evento gestacional.