Notícias

Diretora científica do IBDP está no grupo de transição de Previdência Social

A advogada gaúcha, professora, doutora em direito previdenciário e diretora científica do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Jane Lucia Wilhelm Berwanger, fará parte da equipe de transição de Previdência Social do próximo governo. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (15).


“É uma honra poder contribuir com a pauta desta área tão sensível a todos os brasileiros, que é a Previdência Social, com questões técnicas relacionadas a seguridade social. O aperfeiçoamento da legislação e das normas, bem como o cumprimento das leis é um trabalho que desenvolvo há anos junto a diretoria do IBDP, instituto científico-jurídico”, pontua a especialista.


Considerada uma das maiores autoridades do Brasil em matéria previdenciária, Jane afirma que será a porta-voz de um grupo de profissionais que tem promovido o desenvolvimento do estudo do Direito Previdenciário com o intuito de oferecer suporte técnico-científico. Criado em 2003, o IBDP é uma associação civil sem fins lucrativos, de cunho científico-jurídico.


“A reforma da previdência precisa de ajustes que diminuam os prejuízos causados em vários benefícios, principalmente na pensão por morte, na aposentadoria especial e na invalidez. Ter uma pessoa técnica na equipe de transição como a Jane Berwanger é bem positivo, pois ela possui a qualificação necessária para este trabalho, sendo uma oportunidade de o IBDP, do qual ela é diretoria científica, continuar atuando nas mudanças necessárias e urgentes, como já está sendo feito há alguns anos”, comenta a presidente do IBDP, Adriane Bramante. Ela ressalta ainda que IBDP participou de inúmeras discussões técnicas junto ao atual governo, cumprindo o papel de contribuir para o aprimoramento do Direito Previdenciário.


Jane Berwanger é advogada, inscrita na OAB/RS. OAB/SC, OAB/PR, OAB/DF, OAB/GO e OAB/MG. Doutora em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo também é pós-doutoranda pelo POSCHR - Observatório de Direitos Humanos para os Países de Língua Oficial Portuguesa, em Coimbra. Foi presidente e hoje é diretora científica do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP). Também atua como professora de pós-graduação em Direito Previdenciário em diversas instituições, professora do Programa de Mestrado em Direito Profissional da Faculdade CERS e coordenadora de Pós-graduação em Direito Previdenciário da Faculdade CERS e da Escola da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul. É autora de vários livros de Direito Previdenciário.



Fonte: IBDP


Por Eric Rodrigues 30 de julho de 2025
O Governo Federal publicou um novo decreto que vai mudar a forma como os brasileiros acessam benefícios como Bolsa Família, Farmácia Popular, aposentadorias e auxílios do INSS.
30 de julho de 2025
As agências da Previdência Social em todo o Brasil começaram a receber, nesta semana, o reforço de 500 novos peritos médicos federais.
Por Eric Rodrigues 25 de julho de 2025
A partir de janeiro de 2026, pessoas com fibromialgia passarão a ser reconhecidas oficialmente como pessoas com deficiência (PcD) em todo o Brasil.
Por Gabriela Dávila 23 de julho de 2025
Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) está transformando o acesso ao salário-maternidade no campo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou novo ofício circular (nº 63/2025) esclarecendo como a autodeclaração de atividade das seguradas especiais deve ser tratada nos pedidos do benefício.
23 de julho de 2025
Enchentes, secas prolongadas e pragas que destroem plantações são realidades duras da vida no campo. Quando a natureza não colabora, o prejuízo vai muito além da lavoura. O impacto pode atingir também o futuro do trabalhador rural, especialmente no momento de requerer a aposentadoria junto ao INSS. 
Por Gabriela Dávila 23 de julho de 2025
Num mundo cada vez mais digitalizado, um simples conjunto de caracteres pode abrir (ou expor) a vida inteira de um cidadão. Trata-se da senha GOV, o acesso unificado aos serviços públicos federais do Brasil. Segundo a advogada especialista em Direito Previdenciário Jane Berwanger, essa senha é mais poderosa do que muit
23 de julho de 2025
Começa nesta quinta-feira, 24 de julho, o pagamento dos primeiros ressarcimentos aos aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A devolução é resultado de um acordo histórico firmado pelo Governo Federal e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), beneficiando mais de
Por Eric Rodrigues 17 de julho de 2025
Em uma decisão que leva em conta as desigualdades enfrentadas por mulheres no meio rural, a Justiça Federal em Londrina (PR) determinou que o INSS conceda o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a uma idosa de 66 anos que vive em condições precárias na zona rural do norte do Paraná.
17 de julho de 2025
A Justiça Federal determinou que o INSS conceda salário-maternidade a uma trabalhadora rural após reconhecer que uma decisão anterior havia ignorado provas importantes sobre sua atividade no campo. A nova decisão foi tomada pela Terceira Seção do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), com base em uma análise ma
Por Gabriela Dávila 11 de julho de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou novas regras que mudam algumas normas antigas sobre aposentadoria, benefícios e tempo de contribuição. Essas mudanças já estão valendo desde o dia 10 de julho de 2025.