Notícias

DIA DA ADVOGADA: Sócias e irmãs dedicam a vida à advocacia e a gestão

Imagem: Eric Rodrigues/Life Mkt 


Nascidas em uma família de cinco irmãos na cidade de Roque Gonzales no Noroeste Gaúcho – conhecida como Região Missioneira - com 6.797 habitantes (fonte: senso 2020), as irmãs e sócias na empresa Berwanger Advogados desde muito cedo sabiam bem o que queriam: trabalhar pelos direitos dos cidadãos.


A influência veio de berço. O pai das advogadas, Renné Berwanger (in memoriam) foi uma das lideranças mais conhecidas na região por sua atuação frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais e por ser um dos precursores do primeiro curso de formação de jovens da pequena cidade.


Conforme contou primeiro professor de Jane, Ildo Haas, a menina sempre foi muito estudiosa e realizou o sonho de iniciar sua trajetória acadêmica um ano antes do previsto. “Um dia, seu Renné veio até a escola e perguntou se eu a aceitaria a Jane como aluna mesmo sendo tão pequenina. Pensei: vou aceitar e dar algumas tarefas para ela se entreter.  O problema é que subestimei, em minutos ela estava com tudo pronto, pedindo mais lição”. Comentou o professor. Jane Berwanger formou-se em direito no ano de 1998, especializou-se em Direito Previdenciário e cursou doutorado na mesma área. Atualmente, é acadêmica do PHD em Justiça Social na Universidade de Coimbra em Portugal e é reconhecida por ser uma das maiores autoridades do país em Previdência Rural.


Ana Berwanger seguiu os passos da irmã mais velha e com seu perfil empreendedor, mesmo antes de concluir a faculdade de Direito começou a trabalhar na primeira unidade do Berwanger Advogados, na cidade de Candelária. Após graduada, atuou ativamente nos processos das unidades, consolidou uma grande equipe e hoje está à frente da gestão em todas as unidades. “Nosso sonho sempre foi levar adiante o que aprendemos em casa e trabalhar para impactar nossos clientes com o melhor direito e uma vida mais digna”, disse Ana.


Parabéns à todas as mulheres advogadas que escolheram essa belíssima profissão como missão de vida.


Fonte: Divulgação/Berwanger Advogados

12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.
29 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros.
20 de agosto de 2025
Uma das dúvidas mais recorrentes entre futuras mães é: quem tem gêmeos recebe dois salários-maternidade? A resposta, embora possa surpreender, é não, o salário-maternidade não é calculado com base no número de filhos, mas sim por evento gestacional.