Notícias
As dificuldades do segurado especial ao requerer o benefício de aposentadoria por idade rural
Como sabemos, diversas são as dificuldades enfrentadas pelo segurado especial ao pleitear o benefício de aposentadoria por idade rural, desde a falta de documentos, registros, informações pertinentes do que se faz necessário e o amparo legal.
O caminho até a concessão muitas vezes é eivado de entraves que vêm se intensificando cada vez mais com o advento das novas tecnologias, que fazem com que o segurado ao postular o benefício procure ajuda para sanar suas dúvidas e a falta de documentos.
Importante também fazer uma breve menção à falta de acesso tecnológico que atinge a grande parte dos segurados especiais, visto que, muitos nunca tiveram acesso básico a internet e tão pouco tem habilidades para requerer através de demandas on-line.
Diante de todo o exposto, difícil seria não fazer referência a atividade prestada pelo Escritório Berwanger, que humanamente procura fazer com que o caminho do segurado especial, e de todos os outros, se faça da forma mais simples possível até a concessão do pretendido benefício, já que seu maior propósito junto com seus colaboradores, é proporcionar a quem busca apoio, o seu melhor direito.

Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) está transformando o acesso ao salário-maternidade no campo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou novo ofício circular (nº 63/2025) esclarecendo como a autodeclaração de atividade das seguradas especiais deve ser tratada nos pedidos do benefício.

Enchentes, secas prolongadas e pragas que destroem plantações são realidades duras da vida no campo. Quando a natureza não colabora, o prejuízo vai muito além da lavoura. O impacto pode atingir também o futuro do trabalhador rural, especialmente no momento de requerer a aposentadoria junto ao INSS.

Num mundo cada vez mais digitalizado, um simples conjunto de caracteres pode abrir (ou expor) a vida inteira de um cidadão. Trata-se da senha GOV, o acesso unificado aos serviços públicos federais do Brasil. Segundo a advogada especialista em Direito Previdenciário Jane Berwanger, essa senha é mais poderosa do que muit

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber devolução de descontos indevidos na quinta (24)
Começa nesta quinta-feira, 24 de julho, o pagamento dos primeiros ressarcimentos aos aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A devolução é resultado de um acordo histórico firmado pelo Governo Federal e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), beneficiando mais de

A Justiça Federal determinou que o INSS conceda salário-maternidade a uma trabalhadora rural após reconhecer que uma decisão anterior havia ignorado provas importantes sobre sua atividade no campo. A nova decisão foi tomada pela Terceira Seção do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), com base em uma análise ma