Notícias

Por: Lenise Borstmann

Como está o seu processo?

Todos nós enfrentamos processos em nossas vidas e aqui no escritório, a pergunta que mais ouvimos no setor de atendimento ao cliente é: "Como está o meu processo?" 

Trabalhamos com processos nas vias administrativa e judicial. Alguns demoram poucos meses para serem concluídos, outros, muitos anos. Enquanto o tempo passa, é comum as pessoas quererem saber o andamento. 

No entanto, não estou escrevendo sobre esses processos legais. Eu comecei este texto questionando sobre o seu processo de vida. Acredito que você já tenha ouvido a “batida” expressão: "VIVA O PROCESSO!" Não estamos comemorando o protocolo de um recurso ou o ajuizamento de uma ação. Vamos falar dos processos de vivência. 

Uma promoção no trabalho, um acidente de trânsito, uma mudança de cidade, uma gravidez inesperada, uma catástrofe climática, um pedido de casamento, um atestado de doença - todos esses são exemplos de fases da vida. Mas como se vive o processo nessas fases? 

Ficar desanimado enquanto enfrentamos desafios e obstáculos é fácil e até normal. Mas ter a mente treinada é importante para lembrarmos que todos esses eventos são importantes para o nosso crescimento e evolução, e que sempre haverá um objetivo a ser alcançado ao final. Ah, mas qual seria o objetivo final em uma catástrofe climática? Talvez uma mudança de hábito, uma conscientização em relação ao meio ambiente, aprender com os erros, etc. 

Em Romanos 5, diz assim: “E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança”. Logo, concluo que devemos sempre confiar em Deus, suportar as adversidades que cada fase da vida traz e aprender com elas. 

A recompensa está na jornada e no crescimento que saboreamos no caminho desse aprendizado. Assim como a concessão de uma aposentadoria vem muito antes da baixa definitiva do processo judicial, a vitória está em cada semana de gestação, em cada sessão de quimioterapia, em cada escolha da decoração da casa nova, em cada dia ensolarado de um inverno rigoroso. O sucesso nem sempre está ao final do processo, mas com certeza está no final de cada dia em que você pode encostar a cabeça e agradecer por estar nos planos de Deus e confiar que deu tudo certo até agora. 

Portanto, independente do processo que você está vivendo, lembre-se de que cada etapa é uma oportunidade de crescimento. Não sei em qual fase você, que está lendo agora, se encontra, mas desejo que você saiba como está o seu processo e que esteja vivendo-o com fé. 
12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.
29 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros.
20 de agosto de 2025
Uma das dúvidas mais recorrentes entre futuras mães é: quem tem gêmeos recebe dois salários-maternidade? A resposta, embora possa surpreender, é não, o salário-maternidade não é calculado com base no número de filhos, mas sim por evento gestacional.