Notícias

Beneficiários do BPC no RS terão prestação extra devido a enchentes

Créditos: Freepik

A medida visa apoiar financeiramente idosos e pessoas com deficiência, diante de perdas causadas por eventos climáticos recentes.


O governo federal autorizou o pagamento de uma parcela adicional do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para moradores do Rio Grande do Sul que vivem em áreas afetadas por desastres naturais. A medida emergencial foi anunciada após os eventos climáticos extremos que causaram alagamentos, destruição e perdas em diversas cidades do estado.


Essa decisão tem como objetivo oferecer suporte financeiro imediato a pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente idosos e pessoas com deficiência que dependem do benefício para sobreviver. O governo destacou a importância da ação para reduzir os impactos econômicos enfrentados por essas famílias, que muitas vezes perderam seus pertences e até mesmo suas casas.


As regiões contempladas pela medida estão sendo definidas com base nos decretos de situação de emergência ou calamidade pública emitidos pelos municípios. Segundo o Ministério da Assistência Social, detalhes sobre o calendário de pagamento e os critérios de elegibilidade serão divulgados em breve.


A prestação extra reforça o compromisso com a proteção social em momentos de crise, garantindo mais segurança financeira a quem mais precisa.

Fonte: Blog do Prev

Deseja falar com um advogado sobre planejamento previdenciário?

Clique no botão abaixo para iniciar o atendimento

Por Eric Rodrigues 17 de julho de 2025
Em uma decisão que leva em conta as desigualdades enfrentadas por mulheres no meio rural, a Justiça Federal em Londrina (PR) determinou que o INSS conceda o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a uma idosa de 66 anos que vive em condições precárias na zona rural do norte do Paraná.
17 de julho de 2025
Em uma decisão que leva em conta as desigualdades enfrentadas por mulheres no meio rural, a Justiça Federal em Londrina (PR) determinou que o INSS conceda o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a uma idosa de 66 anos que vive em condições precárias na zona rural do norte do Paraná.
Por Gabriela Dávila 11 de julho de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou novas regras que mudam algumas normas antigas sobre aposentadoria, benefícios e tempo de contribuição. Essas mudanças já estão valendo desde o dia 10 de julho de 2025.
11 de julho de 2025
O Senado Federal aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei nº 3.010/2019, que reconhece pessoas com fibromialgia, síndrome da fadiga crônica, síndrome complexa de dor regional e outras doenças relacionadas como pessoas com deficiência. A proposta foi aprovada de forma simbólica e sem votos contrários no Plenário, e agora
Por Gabriela Dávila 4 de julho de 2025
Mesmo com decisões favoráveis dos tribunais superiores, trabalhadores rurais que começaram a trabalhar ainda crianças continuam enfrentando dificuldades para ter esse período reconhecido na hora de se aposentar.
Por Eric Rodrigues 4 de julho de 2025
O vício em jogos de aposta, conhecido como ludopatia, já começa a trazer consequências graves para a saúde mental dos brasileiros, e para o sistema previdenciário. Em apenas dois anos, o número de auxílios por incapacidade temporária concedidos pelo INSS a trabalhadores diagnosticados com o transtorno saltou mais de 2.
Por Gabriela Dávila 4 de julho de 2025
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode mudar a vida de muitas mulheres do campo. O Projeto de Lei 2047/23 garante que mulheres que trabalham na roça não percam o direito à aposentadoria só porque aparecem como “dona de casa” ou “do lar” em do
Por Eric Rodrigues 4 de julho de 2025
A Justiça Federal de Santa Maria (RS) condenou uma mulher, natural de Crissiumal (RS), por ter recebido de forma indevida seis parcelas de um benefício assistencial pertencente a uma pessoa já falecida. A sentença, assinada pelo juiz Jorge Luiz Ledur Brito, foi publicada no dia 23 de junho.
Por Eric Rodrigues 4 de julho de 2025
Um novo projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados propõe a concessão de empréstimos emergenciais, sem juros ou taxas administrativas, para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que enfrentem atrasos na liberação de benefícios previdenciários.
Mais Posts