Notícias

Jane Berwanger é surpreendida com reconhecimento internacional por sua atuação em prol da Justiça Social

Créditos: Divulgação

Durante Congresso Internacional promovido na Universidade de Coimbra, em Portugal, um nome brasileiro ganhou destaque e reconhecimento internacional: a professora e advogada Jane Berwanger. A homenagem aconteceu durante o Congresso Internacional de Direito Previdenciário promovido pelo Instituto dos Advogados Previdenciários (Iape), reunindo autoridades de renome mundial na especialidade.


Jane Berwanger foi convidada para ministrar uma palestra e, após sua apresentação, foi surpreendida com uma homenagem especial, tornando-se a única professora reconhecida formalmente na ocasião e a única representante do Rio Grande do Sul entre os palestrantes convidados. A distinção destacou sua atuação como docente em instituições de ensino superior no Brasil e em Portugal, além de sua prática como advogada previdenciarista com forte ligação aos desafios enfrentados pela população trabalhadora brasileira.


Liderando quatro unidades de atendimento jurídico no Rio Grande do Sul, Berwanger alia teoria e prática como poucos. Em 2019, participou ativamente das discussões sobre a reforma da Previdência no Brasil, representando o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), onde hoje exerce a diretoria científica.


Durante sua intervenção no Congresso, emocionou-se ao relembrar suas origens como filha de agricultores em Roque Gonzales. "Sinto que sou a voz dos segurados. A docência e a advocacia são, para mim, missão e propósito", afirmou.


A escolha da Universidade de Coimbra, a 14ª mais antiga do mundo, como sede de parte do evento, não é aleatória. Com sua arquitetura imponente, claustros, bibliotecas barrocas e simbolismo histórico, a instituição deu ao congresso um tom cerimonial e solene. A capa tradicional usada pelos homenageados, recebida por Jane Berwanger, simboliza a igualdade entre mestres e alunos, e o compromisso comum com o conhecimento e a justiça social.


A presença de Berwanger em Coimbra não apenas valoriza a presença brasileira no cenário internacional, mas também reafirma o papel da advocacia como instrumento de defesa da dignidade humana. O Congresso Internacional do IAPE demonstrou que a atuação profissional em Previdência está cada vez mais interligada a questões globais, exigindo do advogado uma visão técnica, sensível e internacionalizada.

Assessoria de Comunicação | Life MKT

Por: Patrícia Steffanello

Deseja falar com um advogado sobre planejamento previdenciário?

Clique no botão abaixo para iniciar o atendimento

Por Gabriela Dávila 11 de julho de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou novas regras que mudam algumas normas antigas sobre aposentadoria, benefícios e tempo de contribuição. Essas mudanças já estão valendo desde o dia 10 de julho de 2025.
11 de julho de 2025
O Senado Federal aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei nº 3.010/2019, que reconhece pessoas com fibromialgia, síndrome da fadiga crônica, síndrome complexa de dor regional e outras doenças relacionadas como pessoas com deficiência. A proposta foi aprovada de forma simbólica e sem votos contrários no Plenário, e agora
Por Gabriela Dávila 4 de julho de 2025
Mesmo com decisões favoráveis dos tribunais superiores, trabalhadores rurais que começaram a trabalhar ainda crianças continuam enfrentando dificuldades para ter esse período reconhecido na hora de se aposentar.
Por Eric Rodrigues 4 de julho de 2025
O vício em jogos de aposta, conhecido como ludopatia, já começa a trazer consequências graves para a saúde mental dos brasileiros, e para o sistema previdenciário. Em apenas dois anos, o número de auxílios por incapacidade temporária concedidos pelo INSS a trabalhadores diagnosticados com o transtorno saltou mais de 2.
Por Gabriela Dávila 4 de julho de 2025
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode mudar a vida de muitas mulheres do campo. O Projeto de Lei 2047/23 garante que mulheres que trabalham na roça não percam o direito à aposentadoria só porque aparecem como “dona de casa” ou “do lar” em do
Por Eric Rodrigues 4 de julho de 2025
A Justiça Federal de Santa Maria (RS) condenou uma mulher, natural de Crissiumal (RS), por ter recebido de forma indevida seis parcelas de um benefício assistencial pertencente a uma pessoa já falecida. A sentença, assinada pelo juiz Jorge Luiz Ledur Brito, foi publicada no dia 23 de junho.
Por Eric Rodrigues 4 de julho de 2025
Um novo projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados propõe a concessão de empréstimos emergenciais, sem juros ou taxas administrativas, para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que enfrentem atrasos na liberação de benefícios previdenciários.
26 de novembro de 2024
A medida visa apoiar financeiramente idosos e pessoas com deficiência, diante de perdas causadas por eventos climáticos recentes.
21 de novembro de 2024
O STJ está prestes a enfrentar uma questão de grande relevância para os trabalhadores autônomos: a possibilidade de concessão da aposentadoria especial.
Por Gabriela Dávila 14 de novembro de 2024
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 573/06.
Mais Posts