Notícias

Ana Berwanger é nomeada como Presidente de Comissão de Direitos Sociais e previdenciários de Candelária 

Fonte: Freepik

O Evento da OAB que empossou nova diretoria e comissões ocorreu no sábado, 27. 


Em sessão solene realizada na tarde de sábado (27), na Cabana Braga, situada na RSC - 287, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, empossou a diretoria da subseção de Candelária para o triênio 2022-2024. Na ocasião, a advogada Ana Berwanger foi conduzida à presidência da comissão de e Direitos Sociais e previdenciários de Candelária da subseção pelos próximos três anos.


O presidente da Ordem gaúcha parabenizou a subsessão pelo trabalho realizado e destacou as qualidades da diretoria que será presidida nos próximo triênio pelo Advogado Willian Aggens e do conselho que o acompanham, agradecendo pelo trabalho realizado na antiga gestão: “O presidente Joel Pereira Nunes conduziu muito bem a subseção durante os últimos três anos, em um momento de extrema dificuldade para a advocacia. Tenho certeza de que a nova gestão trará muitas conquistas não só para Candelária, mas para toda a região do Vale do rio Pardo. A advocacia tem sua força na união das subseções. Juntos buscaremos, sempre, o melhor para o Rio Grande do Sul”.


Referenciando a força e o peso da OAB/RS, Lamachia também salientou as conquistas obtidas pela Ordem gaúcha nos últimos anos que trouxeram benefícios para a advocacia gaúcha e brasileira. “Fomos nós, advogados e advogadas do RS, que entregamos as principais conquistas legislativas de 2007 para cá, como o Simples Nacional, a Lei que criminaliza violação das prerrogativas da advocacia e o critério objetivo estabelecido pelo Artigo 85 do Código de Processo Civil”, enfatizou. 


Para a advogada Ana Berwanger esse é um grande desafio, pois entende que sua função é auxiliar principalmente os colegas na solução de problemas identificados no assunto. 



Além do presidente da OAB/RS, Lamachia, também estavam presentes na cerimônia, o prefeito de Candelária, Nestor Rubem Ellwanger, lideranças, vereadores, além de todos os membros da diretoria e demais advogados e familiares. 

 

FONTE: Comunicação/Berwanger Advogados 

Créditos: Divulgação 

12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.
29 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros.
20 de agosto de 2025
Uma das dúvidas mais recorrentes entre futuras mães é: quem tem gêmeos recebe dois salários-maternidade? A resposta, embora possa surpreender, é não, o salário-maternidade não é calculado com base no número de filhos, mas sim por evento gestacional.