Notícias

ALERTA: GOLPISTAS SE PASSAM POR ADVOGADOS E ENGANAM BENEFICIÁRIOS DO INSS 

Foto: Freepik

A audácia dos golpistas tem atingido novos patamares. Uma estratégia eficaz e preocupante está sendo utilizada para enganar pessoas envolvidas em processos com escritórios de advocacia. Segundo a advogada previdenciarista Jane Berwanger, do escritório Berwanger Advogados, esses golpistas persuadem clientes a efetuar pagamentos via pix, boletos ou transferências bancárias prometendo benefícios superiores ou a liberação de valores relacionados a processos judiciais. 


Berwanger destaca que a cobrança de custas ou de “adiantamentos” para a liberação de créditos judiciais é uma prática inexistente em seu escritório. Ela alerta que as mensagens falsas, enviadas por criminosos utilizando a tecnologia, têm como objetivo aplicar golpes e cometer fraudes. 

 

Como agem os golpistas: 

Os criminosos abordam clientes de escritórios de advocacia, munidos de informações detalhadas como nome completo, data de nascimento e CPF das vítimas. O contato é feito principalmente via WhatsApp, onde se passam por funcionários ou advogados e solicitam transferências de valores. Eles chegam a enviar documentos falsos que parecem ter sido expedidos pela Justiça. 


A advogada aconselha ainda que, diante de ligações ou mensagens suspeitas, a melhor ação é visitar pessoalmente o escritório de advocacia ou fazer contato por meio de ligação ou pelo número oficial de WhatsApp fornecido durante a consulta inicial. 

 

Tipos de golpes relatados: 


Golpe da Guia Falsa: Envio de um documento no formato de guia judicial, com logotipo da Justiça e dados do processo, solicitando depósitos ou transferências de valores para diversos falsos serviços. 

 

Golpe da Falsa Intimação para Pagamento: Emissão de uma intimação falsa para pagamento no processo previdenciário, contendo timbre da Justiça e um QR Code falso. 


Golpe de recolhimento de custas em precatórios: Contato via ligação ou WhatsApp, onde o golpista se apresenta como advogado e solicita pagamento de custas para uma suposta "Declaração Anual de Isenção de Imposto de Renda". 

 
Orientações ao Cliente:
 

 

Busque Mais Informações: Desconfie e verifique a procedência das mensagens recebidas. 


Atenção ao tom da mensagem: Golpistas exploram emoções para induzir ações rápidas e impensadas. Desconfie de mensagens com ameaças, oportunidades de ganho fácil, ou pedidos de sigilo. 


Confirme a identidade antes de transações financeiras: Verifique sempre os dados do recebedor e em caso de dúvidas, entre em contato com seu advogado. 

 

 

FONTE: Assessoria de Comunicação / Berwanger Advogados 


12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.
29 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros.
20 de agosto de 2025
Uma das dúvidas mais recorrentes entre futuras mães é: quem tem gêmeos recebe dois salários-maternidade? A resposta, embora possa surpreender, é não, o salário-maternidade não é calculado com base no número de filhos, mas sim por evento gestacional.