Notícias
City skyline
Photo By: John Doe
Button
Por Jane e Ana Berwanger
A FORÇA DA MÃE.
Nesse domingo comemoramos o dia das mães. Cada um faz a sua homenagem, da sua forma. A mãe não é uma pessoa sem defeitos. Ninguém é. Mas há um elemento presente na grande maioria delas: a eterna preocupação com os filhos. É verdade que algumas abandonaram seus filhos ou até os maltrataram, mas não nos cabe julgar.
A nossa mãe criou cinco filhos e enfrentou muitas dificuldades ao longo da vida, como doenças (do marido e dos filhos), problemas financeiros (quantas safras perdidas!), insegurança, momentos de tristeza... Mas uma característica é muito presente na personalidade dela: a força. Obviamente não falo da força física e sim daquela que vem de dentro, que segura a pessoa em pé, que ajuda segurar os demais. Nunca se abateu diante das maiores provações da vida. Sempre esteve firme, encarando de frente qualquer situação.
A dona Maria é muito religiosa, motivo de brincadeiras (pela quantidade de santos) mas é a quem toda família recorre quando precisa daquela oração especial. Mesmo sem saber o que está acontecendo, ela sempre reza por todos. Em certa ocasião, duas netas estavam num voo muito turbulento. Do nada, o voo se acalmou. Quando chegaram ao destino, ligaram pra vó que disse que tinha rezado por elas. E se fez um silêncio: “como ela sabia?”. Pessoa de muita fé. Quando algo muito importante precisa ser resolvido, os filhos recorrem pra mãe: “reza, por favor”. Parece que a oração dela tem mais efeito, alguma ligação especial e misteriosa com os santos.
Medo ela só tem de temporal. Quem acordava de madrugada para ver uma vaca doente (durante muitos anos a lida diária foi com a produção de leite), para verificar o motivo do barulho do lado de fora da casa, etc. Extremamente corajosa.
Até hoje se preocupa com os cinco filhos. O mais velho já tem 53 anos. Mas tem uma outra característica que todos admiramos: ela tem opinião própria e comando da sua vida. A casa deve estar limpa. Tem duas geladeiras e três freezers (motivo de muita risada). Gosta muito de cuidar das flores. É do jeito dela que quer as coisas. Não deixa que os outros digam como deve ser. E bem que faz. Tem todo direito. É o mínimo que merece por uma vida destinada a cuidar dos outros.
Tomara que a força da nossa mãe seja a nossa força também. Muito obrigada por nos ensinar a comandar nossa vida, a ir em busca da felicidade, por rezar por nós sempre.

Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) está transformando o acesso ao salário-maternidade no campo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou novo ofício circular (nº 63/2025) esclarecendo como a autodeclaração de atividade das seguradas especiais deve ser tratada nos pedidos do benefício.

Enchentes, secas prolongadas e pragas que destroem plantações são realidades duras da vida no campo. Quando a natureza não colabora, o prejuízo vai muito além da lavoura. O impacto pode atingir também o futuro do trabalhador rural, especialmente no momento de requerer a aposentadoria junto ao INSS.

Num mundo cada vez mais digitalizado, um simples conjunto de caracteres pode abrir (ou expor) a vida inteira de um cidadão. Trata-se da senha GOV, o acesso unificado aos serviços públicos federais do Brasil. Segundo a advogada especialista em Direito Previdenciário Jane Berwanger, essa senha é mais poderosa do que muit

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber devolução de descontos indevidos na quinta (24)
Começa nesta quinta-feira, 24 de julho, o pagamento dos primeiros ressarcimentos aos aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A devolução é resultado de um acordo histórico firmado pelo Governo Federal e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), beneficiando mais de

A Justiça Federal determinou que o INSS conceda salário-maternidade a uma trabalhadora rural após reconhecer que uma decisão anterior havia ignorado provas importantes sobre sua atividade no campo. A nova decisão foi tomada pela Terceira Seção do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), com base em uma análise ma

O Senado Federal aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei nº 3.010/2019, que reconhece pessoas com fibromialgia, síndrome da fadiga crônica, síndrome complexa de dor regional e outras doenças relacionadas como pessoas com deficiência. A proposta foi aprovada de forma simbólica e sem votos contrários no Plenário, e agora