Notícias

Por Jane e Ana Berwanger

A FORÇA DA MÃE.

Nesse domingo comemoramos o dia das mães. Cada um faz a sua homenagem, da sua forma. A mãe não é uma pessoa sem defeitos. Ninguém é. Mas há um elemento presente na grande maioria delas: a eterna preocupação com os filhos. É verdade que algumas abandonaram seus filhos ou até os maltrataram, mas não nos cabe julgar. 

A nossa mãe criou cinco filhos e enfrentou muitas dificuldades ao longo da vida, como doenças (do marido e dos filhos), problemas financeiros (quantas safras perdidas!), insegurança, momentos de tristeza... Mas uma característica é muito presente na personalidade dela: a força. Obviamente não falo da força física e sim daquela que vem de dentro, que segura a pessoa em pé, que ajuda segurar os demais. Nunca se abateu diante das maiores provações da vida. Sempre esteve firme, encarando de frente qualquer situação. 

A dona Maria é muito religiosa, motivo de brincadeiras (pela quantidade de santos) mas é a quem toda família recorre quando precisa daquela oração especial. Mesmo sem saber o que está acontecendo, ela sempre reza por todos. Em certa ocasião, duas netas estavam num voo muito turbulento. Do nada, o voo se acalmou. Quando chegaram ao destino, ligaram pra vó que disse que tinha rezado por elas. E se fez um silêncio: “como ela sabia?”. Pessoa de muita fé. Quando algo muito importante precisa ser resolvido, os filhos recorrem pra mãe: “reza, por favor”. Parece que a oração dela tem mais efeito, alguma ligação especial e misteriosa com os santos.

Medo ela só tem de temporal. Quem acordava de madrugada para ver uma vaca doente (durante muitos anos a lida diária foi com a produção de leite), para verificar o motivo do barulho do lado de fora da casa, etc. Extremamente corajosa. 

Até hoje se preocupa com os cinco filhos. O mais velho já tem 53 anos. Mas tem uma outra característica que todos admiramos: ela tem opinião própria e comando da sua vida. A casa deve estar limpa. Tem duas geladeiras e três freezers (motivo de muita risada). Gosta muito de cuidar das flores. É do jeito dela que quer as coisas. Não deixa que os outros digam como deve ser. E bem que faz. Tem todo direito. É o mínimo que merece por uma vida destinada a cuidar dos outros. 

Tomara que a força da nossa mãe seja a nossa força também. Muito obrigada por nos ensinar a comandar nossa vida, a ir em busca da felicidade, por rezar por nós sempre.


Por Eric Rodrigues 25 de julho de 2025
A partir de janeiro de 2026, pessoas com fibromialgia passarão a ser reconhecidas oficialmente como pessoas com deficiência (PcD) em todo o Brasil.
Por Gabriela Dávila 23 de julho de 2025
Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) está transformando o acesso ao salário-maternidade no campo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou novo ofício circular (nº 63/2025) esclarecendo como a autodeclaração de atividade das seguradas especiais deve ser tratada nos pedidos do benefício.
23 de julho de 2025
Enchentes, secas prolongadas e pragas que destroem plantações são realidades duras da vida no campo. Quando a natureza não colabora, o prejuízo vai muito além da lavoura. O impacto pode atingir também o futuro do trabalhador rural, especialmente no momento de requerer a aposentadoria junto ao INSS. 
Por Gabriela Dávila 23 de julho de 2025
Num mundo cada vez mais digitalizado, um simples conjunto de caracteres pode abrir (ou expor) a vida inteira de um cidadão. Trata-se da senha GOV, o acesso unificado aos serviços públicos federais do Brasil. Segundo a advogada especialista em Direito Previdenciário Jane Berwanger, essa senha é mais poderosa do que muit
23 de julho de 2025
Começa nesta quinta-feira, 24 de julho, o pagamento dos primeiros ressarcimentos aos aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A devolução é resultado de um acordo histórico firmado pelo Governo Federal e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), beneficiando mais de
Por Eric Rodrigues 17 de julho de 2025
Em uma decisão que leva em conta as desigualdades enfrentadas por mulheres no meio rural, a Justiça Federal em Londrina (PR) determinou que o INSS conceda o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a uma idosa de 66 anos que vive em condições precárias na zona rural do norte do Paraná.
17 de julho de 2025
A Justiça Federal determinou que o INSS conceda salário-maternidade a uma trabalhadora rural após reconhecer que uma decisão anterior havia ignorado provas importantes sobre sua atividade no campo. A nova decisão foi tomada pela Terceira Seção do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), com base em uma análise ma
Por Gabriela Dávila 11 de julho de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou novas regras que mudam algumas normas antigas sobre aposentadoria, benefícios e tempo de contribuição. Essas mudanças já estão valendo desde o dia 10 de julho de 2025.
11 de julho de 2025
O Senado Federal aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei nº 3.010/2019, que reconhece pessoas com fibromialgia, síndrome da fadiga crônica, síndrome complexa de dor regional e outras doenças relacionadas como pessoas com deficiência. A proposta foi aprovada de forma simbólica e sem votos contrários no Plenário, e agora
Por Gabriela Dávila 4 de julho de 2025
Mesmo com decisões favoráveis dos tribunais superiores, trabalhadores rurais que começaram a trabalhar ainda crianças continuam enfrentando dificuldades para ter esse período reconhecido na hora de se aposentar.