Notícias

Por: Mileni Garcia

24 horas: Uma reflexão sobre o tempo em sua vida  

É inegável que as ferramentas utilizadas para otimizar a gestão do tempo são valiosas aliadas na busca por eficiência e realização de metas. Nesse contexto, podemos destacar uma variedade de ferramentas, desde as tecnológicas disponíveis na palma de nossas mãos através dos smartphones, até a tradicional lista escrita, onde um traço é feito a cada tarefa concluída. 

Entretanto, este texto não tem o intuito de oferecer dicas sobre a gestão do tempo, mas sim de convidá-lo a refletir sobre como você está realmente vivendo seu tempo. 

Nas nossas primeiras lições de alfabetização, além das letras e números, aprendemos a compreender o funcionamento das horas. Quem nunca caminhou sobre um relógio desenhado com giz no chão da sala de aula, com os ponteiros indicando as horas e os minutos escritos no quadro pela professora? Assim, internalizamos a ideia de que um dia possui 24 horas. 

Ainda na infância, nossos pais nos ensinaram que precisávamos dormir cedo, devido às obrigações do dia seguinte, como ir para a escola. Crescemos ouvindo a recomendação de que pelo menos 8 horas de sono são essenciais para uma vida saudável. 

À medida que nos tornamos adultos, as 8 horas de sono somam-se a um mínimo de 8 horas de trabalho, sem mencionar o tempo gasto no trânsito, o que nos leva a considerar os benefícios de viver em cidades menores, embora esse seja um tema para outro texto. 

Somadas às demandas da vida adulta, convivemos com a necessidade de estudar, praticar exercícios físicos, nos manter informados, ajudar os filhos com as lições de casa, passear com o cachorro, entre diversas outras atividades que podem nos deixar exaustos. No entanto, é crucial manter nossa saúde mental, pois após o sono, independentemente de quantas horas forem, enfrentamos toda a rotina novamente. 

Nesse cenário, surge a pergunta: Você é o tipo de pessoa que acorda na segunda-feira esperando somente pela sexta? Que mede sua vida apenas pelos finais de semana e momentos especiais? 

Não cabe a ninguém julgar o que faz outra pessoa feliz, mas será que se você tirar os olhos do celular enquanto está no trânsito e contemplar o pôr do sol, isso não tornará o seu caminho mais bonito? 

Já percebeu que seu filho está crescendo e o tempo que hoje ele demanda, no futuro, talvez você peça para que ele dedique a você? 

Ao estudar uma matéria nova, ler um livro ou ouvir um podcast, você está aproveitando a oportunidade de aprender algo novo? 

Seu cachorro espera o dia todo por você e só quer alguns minutos do seu tempo. 

Um momento junto dos seus pais pode ser mágico, e um dia você pode sentir saudades de momentos assim. 

Você já parou para pensar se está realmente vivendo sua vida ou apenas observando-a passar, preso à correria do dia a dia? Será que você está realmente presente com as pessoas no momento em que está? Será que nas horas do seu dia você está se dedicando verdadeiramente a ser feliz? 

Refletir sobre essas questões pode ser o primeiro passo para se reconectar com o verdadeiro significado de viver e encontrar um equilíbrio entre as demandas diárias e a felicidade que cada minuto do seu tempo pode oferecer. 
12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
10 de setembro de 2025
o Congresso Nacional recebeu o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. Um dos destaques do texto é a previsão de um novo valor para o salário-mínimo: R$ 1.631. O reajuste representa um aumento de 7,44% em relação ao valor atual de R$ 1.518.
10 de setembro de 2025
A Justiça também determinou que o INSS implante o benefício imediatamente, reconhecendo a natureza alimentar da aposentadoria e garantindo os valores retroativos desde a data em que o pedido foi feito administrativamente.
10 de setembro de 2025
A medida foi tomada após a constatação de que a demora ultrapassou o limite de 365 dias previsto no Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social, conforme a Portaria MTP nº 4.061/2022.
8 de setembro de 2025
Em novembro de 2023, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou a tese do Tema 322, estabelecendo que os valores recebidos como auxílio-acidente (antigo pecúlio) devem ser incluídos no cálculo da aposentadoria por idade rural. Antes, quem recebia o auxílio-acidente e solicitava aposentadoria rural por idade tinha o
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Gabriela Dávila 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.
29 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros.
20 de agosto de 2025
Uma das dúvidas mais recorrentes entre futuras mães é: quem tem gêmeos recebe dois salários-maternidade? A resposta, embora possa surpreender, é não, o salário-maternidade não é calculado com base no número de filhos, mas sim por evento gestacional.