Notícias

Por: Mileni Garcia

24 horas: Uma reflexão sobre o tempo em sua vida  

É inegável que as ferramentas utilizadas para otimizar a gestão do tempo são valiosas aliadas na busca por eficiência e realização de metas. Nesse contexto, podemos destacar uma variedade de ferramentas, desde as tecnológicas disponíveis na palma de nossas mãos através dos smartphones, até a tradicional lista escrita, onde um traço é feito a cada tarefa concluída. 

Entretanto, este texto não tem o intuito de oferecer dicas sobre a gestão do tempo, mas sim de convidá-lo a refletir sobre como você está realmente vivendo seu tempo. 

Nas nossas primeiras lições de alfabetização, além das letras e números, aprendemos a compreender o funcionamento das horas. Quem nunca caminhou sobre um relógio desenhado com giz no chão da sala de aula, com os ponteiros indicando as horas e os minutos escritos no quadro pela professora? Assim, internalizamos a ideia de que um dia possui 24 horas. 

Ainda na infância, nossos pais nos ensinaram que precisávamos dormir cedo, devido às obrigações do dia seguinte, como ir para a escola. Crescemos ouvindo a recomendação de que pelo menos 8 horas de sono são essenciais para uma vida saudável. 

À medida que nos tornamos adultos, as 8 horas de sono somam-se a um mínimo de 8 horas de trabalho, sem mencionar o tempo gasto no trânsito, o que nos leva a considerar os benefícios de viver em cidades menores, embora esse seja um tema para outro texto. 

Somadas às demandas da vida adulta, convivemos com a necessidade de estudar, praticar exercícios físicos, nos manter informados, ajudar os filhos com as lições de casa, passear com o cachorro, entre diversas outras atividades que podem nos deixar exaustos. No entanto, é crucial manter nossa saúde mental, pois após o sono, independentemente de quantas horas forem, enfrentamos toda a rotina novamente. 

Nesse cenário, surge a pergunta: Você é o tipo de pessoa que acorda na segunda-feira esperando somente pela sexta? Que mede sua vida apenas pelos finais de semana e momentos especiais? 

Não cabe a ninguém julgar o que faz outra pessoa feliz, mas será que se você tirar os olhos do celular enquanto está no trânsito e contemplar o pôr do sol, isso não tornará o seu caminho mais bonito? 

Já percebeu que seu filho está crescendo e o tempo que hoje ele demanda, no futuro, talvez você peça para que ele dedique a você? 

Ao estudar uma matéria nova, ler um livro ou ouvir um podcast, você está aproveitando a oportunidade de aprender algo novo? 

Seu cachorro espera o dia todo por você e só quer alguns minutos do seu tempo. 

Um momento junto dos seus pais pode ser mágico, e um dia você pode sentir saudades de momentos assim. 

Você já parou para pensar se está realmente vivendo sua vida ou apenas observando-a passar, preso à correria do dia a dia? Será que você está realmente presente com as pessoas no momento em que está? Será que nas horas do seu dia você está se dedicando verdadeiramente a ser feliz? 

Refletir sobre essas questões pode ser o primeiro passo para se reconectar com o verdadeiro significado de viver e encontrar um equilíbrio entre as demandas diárias e a felicidade que cada minuto do seu tempo pode oferecer. 
Por Eric Rodrigues 30 de julho de 2025
O Governo Federal publicou um novo decreto que vai mudar a forma como os brasileiros acessam benefícios como Bolsa Família, Farmácia Popular, aposentadorias e auxílios do INSS.
30 de julho de 2025
As agências da Previdência Social em todo o Brasil começaram a receber, nesta semana, o reforço de 500 novos peritos médicos federais.
Por Eric Rodrigues 25 de julho de 2025
A partir de janeiro de 2026, pessoas com fibromialgia passarão a ser reconhecidas oficialmente como pessoas com deficiência (PcD) em todo o Brasil.
Por Gabriela Dávila 23 de julho de 2025
Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) está transformando o acesso ao salário-maternidade no campo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou novo ofício circular (nº 63/2025) esclarecendo como a autodeclaração de atividade das seguradas especiais deve ser tratada nos pedidos do benefício.
23 de julho de 2025
Enchentes, secas prolongadas e pragas que destroem plantações são realidades duras da vida no campo. Quando a natureza não colabora, o prejuízo vai muito além da lavoura. O impacto pode atingir também o futuro do trabalhador rural, especialmente no momento de requerer a aposentadoria junto ao INSS. 
Por Gabriela Dávila 23 de julho de 2025
Num mundo cada vez mais digitalizado, um simples conjunto de caracteres pode abrir (ou expor) a vida inteira de um cidadão. Trata-se da senha GOV, o acesso unificado aos serviços públicos federais do Brasil. Segundo a advogada especialista em Direito Previdenciário Jane Berwanger, essa senha é mais poderosa do que muit
23 de julho de 2025
Começa nesta quinta-feira, 24 de julho, o pagamento dos primeiros ressarcimentos aos aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A devolução é resultado de um acordo histórico firmado pelo Governo Federal e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), beneficiando mais de
Por Eric Rodrigues 17 de julho de 2025
Em uma decisão que leva em conta as desigualdades enfrentadas por mulheres no meio rural, a Justiça Federal em Londrina (PR) determinou que o INSS conceda o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a uma idosa de 66 anos que vive em condições precárias na zona rural do norte do Paraná.
17 de julho de 2025
A Justiça Federal determinou que o INSS conceda salário-maternidade a uma trabalhadora rural após reconhecer que uma decisão anterior havia ignorado provas importantes sobre sua atividade no campo. A nova decisão foi tomada pela Terceira Seção do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), com base em uma análise ma
Por Gabriela Dávila 11 de julho de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou novas regras que mudam algumas normas antigas sobre aposentadoria, benefícios e tempo de contribuição. Essas mudanças já estão valendo desde o dia 10 de julho de 2025.