Notícias

INSS lidera litígios no judiciário brasileiro, segundo relatório do CNJ 

Créditos: Freepik

De acordo com o mais recente relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permanece como o principal litigante passivo do Brasil, respondendo por 4,5% dos processos em tramitação no país, um total impressionante de 3,8 milhões de processos previdenciários. Esses números fazem parte de um panorama mais amplo que inclui 83,8 milhões de processos em tramitação ao término de 2023, marcando um aumento de 9,4% em relação ao ano anterior e a maior cifra em quase duas décadas. 


As justiças estadual e federal abrigam a maior concentração desses processos. Enquanto o Judiciário celebra um aumento de produtividade de 6,9% em 2023, com 35 milhões de processos encerrados e 33 milhões de sentenças proferidas, o tempo médio de tramitação desses processos ainda é de quatro anos e três meses. 


Judicialização no INSS: Procurando Soluções 


O alto volume de litígios envolvendo o INSS levanta questões críticas sobre a eficiência e eficácia do sistema previdenciário brasileiro. Uma das iniciativas para reduzir essa judicialização é o programa "Desjudicializa Prev", uma colaboração entre o CNJ, a Advocacia Geral da União e a Procuradoria Federal, que estabeleceu dez precedentes judiciais consolidados nos quais o INSS se compromete a não contestar, não recorrer e propor acordos para encerrar processos. 


Apesar desses esforços, especialistas argumentam que ainda há muito espaço para melhorias, especialmente na fase administrativa. A ideia é que o INSS poderia evitar muitos litígios e, consequentemente, economizar recursos públicos significativos, se simplesmente concedesse benefícios de acordo com os entendimentos já consolidados pelo Judiciário, sem necessidade de litígio. 


Impacto Social e Econômico 


Além das implicações econômicas, a questão social da judicialização dos benefícios previdenciários é igualmente grave. Quando os segurados recebem seus benefícios de forma mais ágil e eficiente, o INSS cumpre melhor sua função essencial de apoio aos cidadãos. Negar ou atrasar benefícios que já têm entendimentos consolidados pelo Judiciário não apenas perpetua o ciclo de litígios, mas também falha em atender a necessidades críticas dos segurados, muitos dos quais dependem desses benefícios para sua sobrevivência. 


Apesar dos avanços nos processos e na redução de litígios, o relatório do CNJ destaca a necessidade contínua de melhorias administrativas no INSS para alinhar práticas e decisões, garantindo que as diretrizes judiciais sejam implementadas de maneira mais eficaz na concessão de benefícios. Assim, espera-se não apenas uma redução na carga do sistema judiciário, mas também um serviço mais justo e eficiente para os cidadãos brasileiros. 


Por Eric Rodrigues 13 de agosto de 2025
A noite da última terça-feira, 12 de agosto, foi marcada por aprendizado e troca de experiências na sede da Associação dos Profissionais da Contabilidade de Cachoeira do Sul. Mais de 100 pessoas, entre produtores rurais, segurados e profissionais da área do Direito, participaram da palestra gratuita “Previdência também
Por Gabriela Dávila 13 de agosto de 2025
O Supremo Tribunal Federal (STF) está analisando uma questão que pode mudar a vida de milhares de mulheres vítimas de violência doméstica em todo o Brasil: quem deve pagar o salário quando, por medida protetiva prevista na Lei Maria da Penha, a trabalhadora precisa se afastar de suas funções por até seis meses.
13 de agosto de 2025
Não é raro, especialmente em cidades que fazem fronteira com Paraguai, Argentina e Uruguai, encontrar trabalhadores rurais que cruzam os limites nacionais em busca de oportunidades.
7 de agosto de 2025
Foi deflagrado na manhã de terça-feira (5), a Operação Apófis, que tem como alvo uma organização criminosa acusada de fraudar benefícios da Previdência Social em larga escala.
Por Gabriela Dávila 7 de agosto de 2025
A partir de 2 de março de 2026, todos os pedidos judiciais do Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinados a pessoas com deficiência deverão passar, obrigatoriamente, por uma avaliação biopsicossocial.
Por Eric Rodrigues 7 de agosto de 2025
A Polícia Federal deflagrou, na última semana, duas operações distintas no estado do Amazonas com o objetivo de combater fraudes no pagamento do auxílio-reclusão, um benefício concedido pelo INSS aos dependentes de segurados de baixa renda que foram presos.
Por Guilherme Life 7 de agosto de 2025
Na próxima terça-feira, dia 12 de agosto, às 19h, a Associação dos Profissionais da Contabilidade de Cachoeira do Sul será palco de uma palestra gratuita e de grande relevância para o meio rural.
Por Eric Rodrigues 30 de julho de 2025
O Governo Federal publicou um novo decreto que vai mudar a forma como os brasileiros acessam benefícios como Bolsa Família, Farmácia Popular, aposentadorias e auxílios do INSS.
30 de julho de 2025
As agências da Previdência Social em todo o Brasil começaram a receber, nesta semana, o reforço de 500 novos peritos médicos federais.
Por Eric Rodrigues 25 de julho de 2025
A partir de janeiro de 2026, pessoas com fibromialgia passarão a ser reconhecidas oficialmente como pessoas com deficiência (PcD) em todo o Brasil.