Notícias
A importância do cálculo na Revisão da Vida Toda
A Revisão da Vida Toda garante o direito de incluir no cálculo do benefício todas as contribuições do segurado(a), inclusive as anteriores a julho de 1994, podendo aumentar o valor do benefício.
Porém, ainda que o segurado(a) cumpra os requisitos para a revisão, como ter contribuições anteriores a julho de 1994 e não estar recebendo o benefício há mais de 10 anos, é necessário cuidado.
Apenas cumprir os requisitos não garante que a Revisão da Vida Toda será vantajosa. É necessário que o segurado(a) faça o cálculo para ter certeza da viabilidade da revisão, pois em alguns casos, sendo os valores de contribuição anteriores a julho de 1994 baixos, podem fazer com que a média contributiva diminua, não sendo benéfica a revisão.
É importante que seja feita uma análise do benefício para verificar se realmente existe o direito de ingressar com ação e principalmente, se a revisão irá melhorar o salário de benefício.

Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) está transformando o acesso ao salário-maternidade no campo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou novo ofício circular (nº 63/2025) esclarecendo como a autodeclaração de atividade das seguradas especiais deve ser tratada nos pedidos do benefício.

Enchentes, secas prolongadas e pragas que destroem plantações são realidades duras da vida no campo. Quando a natureza não colabora, o prejuízo vai muito além da lavoura. O impacto pode atingir também o futuro do trabalhador rural, especialmente no momento de requerer a aposentadoria junto ao INSS.

Num mundo cada vez mais digitalizado, um simples conjunto de caracteres pode abrir (ou expor) a vida inteira de um cidadão. Trata-se da senha GOV, o acesso unificado aos serviços públicos federais do Brasil. Segundo a advogada especialista em Direito Previdenciário Jane Berwanger, essa senha é mais poderosa do que muit

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber devolução de descontos indevidos na quinta (24)
Começa nesta quinta-feira, 24 de julho, o pagamento dos primeiros ressarcimentos aos aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A devolução é resultado de um acordo histórico firmado pelo Governo Federal e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), beneficiando mais de

A Justiça Federal determinou que o INSS conceda salário-maternidade a uma trabalhadora rural após reconhecer que uma decisão anterior havia ignorado provas importantes sobre sua atividade no campo. A nova decisão foi tomada pela Terceira Seção do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), com base em uma análise ma