Notícias

Por: Mileni Garcia

Vamos falar um pouquinho sobre Educação Financeira?

A Educação financeira pode ser definida como o processo de busca por conhecimento para aprender a lidar com seu dinheiro de forma mais inteligente e consciente. No entanto, é comum que as pessoas não tenham conhecimento sobre educação financeira e acabem enfrentando problemas com dívidas e dificuldades para manter suas finanças organizadas.

Quando pensamos em finanças, é comum focarmos no quanto estamos gastando, mas, na verdade o assunto financeiro está diretamente ligado ao quanto ganhamos e como nos organizamos para gastar o nosso dinheiro. Aprender a gerir nosso dinheiro é uma habilidade fundamental para alcançar a estabilidade financeira e ter uma vida mais tranquila. 

Atualmente, temos observado um aumento no movimento que introduz a educação financeira nas escolas e uma maior abordagem do assunto por parte das instituições financeiras. Talvez você esteja se perguntando se pode se educar financeiramente agora, e a resposta é sim! Podemos aprender a qualquer tempo. O importante é buscar informações sobre o assunto e refletir sobre como estamos cuidando de nosso dinheiro. 

Algumas dicas simples podem ser úteis no processo de educação financeira, confira algumas delas:

• Saiba quanto realmente você ganha e anote todos os seus gastos, sejam eles grandes ou pequenos, e defina quais são suas despesas prioritárias. Construir um orçamento mensal é essencial para se organizar financeiramente;
• Trace metas financeiras, pois ter clareza de seus objetivos ajudará a se organizar para alcançá-los;
• Poupe dinheiro sempre que possível, pois a possibilidade de pagamento à vista amplia o poder de barganha na hora de efetuar uma compra; 
• Evite o pagamento de suas contas em atraso, pois normalmente o pagamento de boletos bancários e contas de consumo em atraso acarreta a cobrança de juros e multas. Além disso, evite contrair dívidas desnecessárias; 
• Tenha uma reserva de emergência, pois ter uma reserva para situações inesperadas é uma forma de se proteger financeiramente; 
• Lembre-se que seu cartão de crédito não é seu salário. Se precisar usá-lo, não pague a fatura de forma parcelada, pois os juros nesse tipo de crédito costumam ser bastante elevados;
• Invista seu tempo em educação financeira, pois aprender sobre finanças ajuda a fazer escolhas conscientes e tomar decisões financeiras mais acertadas.

Essas são algumas dicas simples que podem ajudá-lo a melhorar sua educação financeira e ter mais controle sobre suas finanças. A educação financeira pode permitir a realização de sonhos que podem mudar vidas, então tenha sim sonhos que o dinheiro pode comprar, mas se organize financeiramente para conquistá-los. 
26 de novembro de 2024
A medida visa apoiar financeiramente idosos e pessoas com deficiência, diante de perdas causadas por eventos climáticos recentes.
21 de novembro de 2024
O STJ está prestes a enfrentar uma questão de grande relevância para os trabalhadores autônomos: a possibilidade de concessão da aposentadoria especial.
Por Gabriela Dávila 14 de novembro de 2024
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 573/06.
Por Mariele Gross 8 de novembro de 2024
A medida busca proporcionar maior segurança e estabilidade no recebimento do benefício, eliminando a burocracia.
1 de novembro de 2024
O STF declarou constitucional a legislação de 2015 que restringe o período de pagamento de benefícios sociais
25 de outubro de 2024
Quando somos crianças, pensamos nos presentes de Natal e em quando vamos tomar sorvete novamente depois da escola.
25 de outubro de 2024
Aprovado projeto que prevê prazo de 60 dias para decisões do CRPS sobre recursos previdenciários, visando agilizar respostas aos segurados.
18 de outubro de 2024
Uma nova opção para solicitar o auxílio-doença foi anunciada, permitindo que cidadãos façam seus pedidos diretamente nas agências dos Correios.
11 de outubro de 2024
Não é que a fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance.
10 de outubro de 2024
Ministra do STJ propõe que os atrasados do INSS sejam pagos a partir da citação, e não do ajuizamento da ação.
Mais Posts