Notícias

Por: Ana Berwanger

Valorizando nossas lembranças

Hoje, 17 de abril de 2023, recebi um produto que comprei em um site. Ao abrir a encomenda, que era um tênis para o meu filho, o peguei na mão e, nesse momento, senti o cheiro do tênis novo, que tomou minha mente e me fez viajar ao passado como um piscar de olhos. Vou explicar:

Nossa família nunca passou fome ou não teve roupas para usar, mas sempre tivemos o mínimo do mínimo. Fomos educados para se contentar com o que tínhamos, pois muitos não tinham nem isso. Assim, éramos felizes com a manutenção das necessidades básicas, tenho um carinho imenso por essas lembranças. 

Nessa época também era um momento em que dividíamos muito o que nos era dado. Então, nossas roupas eram repassadas de irmão para irmão e nossos calçados da mesma forma. Sendo assim, não podíamos escolher um calçado feminino ou masculino, pois o irmão teria que usar.  

Eu sempre sonhava com um tênis rosa, o mais colorido possível. No entanto, minha mãe, a maravilhosa dona Maria, nos alertava da necessidade do irmão usar depois de não me servir mais e porque sujava muito na terra vermelha, que é a composição do solo das missões (pensa no encardume).

Quando completei 14 anos, consegui um trabalho provisório de ajudar em uns cadastros municipais em comunidades no interior. Assim, recebi meu primeiro salário, um pequeno valor de incentivo. Trabalhamos todos os dias no contraturno para ajudar mesmo, foi uma experiência bacana. 

Passei dias pensando o que fazer com aquele valor e adivinhem: comprei meu tênis rosa. Não consigo expressar a felicidade que senti em palavras. Não saí usando, naquela época era usado tênis novo, roupa nova somente na missa ou em algum outro evento. Eu cheirava o tênis todos os dias, colocava no pé e devolvia para caixa. Só o cheiro do meu tênis rosa já me bastava para a minha felicidade. Saber que ele estava ali dentro daquela caixa e era meu. Nossa, até agora meu coração palpita com a lembrança.

O cheiro que senti hoje é exatamente o cheiro que sentia. Como é bom ter lembranças, como é bom conquistar coisas e como é bom saber que isso fez diferença na minha vida.

Por: Ana Berwanger

Por Eric Rodrigues 13 de agosto de 2025
A noite da última terça-feira, 12 de agosto, foi marcada por aprendizado e troca de experiências na sede da Associação dos Profissionais da Contabilidade de Cachoeira do Sul. Mais de 100 pessoas, entre produtores rurais, segurados e profissionais da área do Direito, participaram da palestra gratuita “Previdência também
Por Gabriela Dávila 13 de agosto de 2025
O Supremo Tribunal Federal (STF) está analisando uma questão que pode mudar a vida de milhares de mulheres vítimas de violência doméstica em todo o Brasil: quem deve pagar o salário quando, por medida protetiva prevista na Lei Maria da Penha, a trabalhadora precisa se afastar de suas funções por até seis meses.
13 de agosto de 2025
Não é raro, especialmente em cidades que fazem fronteira com Paraguai, Argentina e Uruguai, encontrar trabalhadores rurais que cruzam os limites nacionais em busca de oportunidades.
7 de agosto de 2025
Foi deflagrado na manhã de terça-feira (5), a Operação Apófis, que tem como alvo uma organização criminosa acusada de fraudar benefícios da Previdência Social em larga escala.
Por Gabriela Dávila 7 de agosto de 2025
A partir de 2 de março de 2026, todos os pedidos judiciais do Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinados a pessoas com deficiência deverão passar, obrigatoriamente, por uma avaliação biopsicossocial.
Por Eric Rodrigues 7 de agosto de 2025
A Polícia Federal deflagrou, na última semana, duas operações distintas no estado do Amazonas com o objetivo de combater fraudes no pagamento do auxílio-reclusão, um benefício concedido pelo INSS aos dependentes de segurados de baixa renda que foram presos.
Por Guilherme Life 7 de agosto de 2025
Na próxima terça-feira, dia 12 de agosto, às 19h, a Associação dos Profissionais da Contabilidade de Cachoeira do Sul será palco de uma palestra gratuita e de grande relevância para o meio rural.
Por Eric Rodrigues 30 de julho de 2025
O Governo Federal publicou um novo decreto que vai mudar a forma como os brasileiros acessam benefícios como Bolsa Família, Farmácia Popular, aposentadorias e auxílios do INSS.
30 de julho de 2025
As agências da Previdência Social em todo o Brasil começaram a receber, nesta semana, o reforço de 500 novos peritos médicos federais.
Por Eric Rodrigues 25 de julho de 2025
A partir de janeiro de 2026, pessoas com fibromialgia passarão a ser reconhecidas oficialmente como pessoas com deficiência (PcD) em todo o Brasil.