13º do INSS será pago em parcela única a quem começou a receber após junho de 2025

Guilherme Life • 6 de novembro de 2025

Imagem: Pixabay 

Os aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que passaram a receber benefícios a partir de junho de 2025 terão direito ao décimo terceiro salário em parcela única, a ser pago entre o fim de novembro e o início de dezembro, conforme o calendário oficial divulgado pelo governo.

Essa rodada de pagamentos segue uma regra já adotada em anos anteriores: quem começa a receber o benefício após o período de antecipação feito pelo governo no primeiro semestre tem o décimo terceiro creditado no fim do ano, em uma única parcela.

 

Quem recebe o décimo terceiro agora em novembro?

Estão incluídos neste pagamento:

  • Aposentados e pensionistas do INSS;
  • Beneficiários de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença);
  • Segurados que recebem auxílio-acidente;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário-maternidade.

O valor do décimo terceiro será depositado junto com o pagamento mensal de novembro, conforme o cronograma regular do INSS.

 

Calendário de pagamentos – 13º do INSS

O cronograma segue a ordem tradicional, variando conforme o valor do benefício e o número final do cartão de pagamento (sem considerar o dígito verificador).

 

 

Para quem ganha até um salário-mínimo (R$ 1.518):


Final do benefício | Data do pagamento

1 25 de novembro

2 26 de novembro

3 27 de novembro

4 28 de novembro

5 29 de novembro

6 1º de dezembro

7 2 de dezembro

8 3 de dezembro

9 4 de dezembro

0 5 de dezembro


Para quem ganha acima de um salário-mínimo:


Final do benefício | Data do pagamento

1 e 6 1º de dezembro

2 e 7 3 de dezembro

3 e 8 6 de dezembro

4 e 9 7 de dezembro

5 e 0 8 de dezembro



Como consultar o valor do décimo terceiro?

A consulta pode ser feita de forma simples pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site Meu INSS, basta acessar a opção "Extrato de Pagamento" para visualizar:

  • Valor exato a receber;
  • Data do depósito;
  • Benefício ao qual o pagamento está vinculado.


Importante: Não é necessário solicitar o décimo terceiro, o pagamento é feito automaticamente junto ao benefício mensal. Desde 2020, o governo federal antecipa o décimo terceiro para aliviar o orçamento dos segurados nos primeiros meses do ano. No entanto, essa antecipação é válida apenas para quem já era beneficiário antes da definição do calendário.

Ou seja, quem começou a receber benefícios do INSS após junho de 2025 ficou de fora da antecipação e, por isso, receberá agora o valor integral em uma única parcela, no fim do ano.

Patricia Steffanello | Assessoria de Comunicação

Compartilhar notícia

Últimas notícias e artigos

16 de dezembro de 2025
Salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026. Entenda como o reajuste foi calculado e quais benefícios do INSS e assistenciais serão impactados.
16 de dezembro de 2025
CPMI do INSS encerra 2025 com 28 sessões, milhares de documentos analisados e anuncia relatório preliminar sobre fraudes contra aposentados.
16 de dezembro de 2025
Aposentados por incapacidade permanente podem ter acréscimo de 25% no benefício. Veja quem tem direito, como comprovar e como solicitar no INSS.
16 de dezembro de 2025
INSS mantém modelo do calendário de pagamentos em 2026. Saiba como funciona, quem recebe primeiro, reajustes previstos e como consultar sua data no Meu INSS.
11 de dezembro de 2025
O evento acolheu advogados e conselheiros do Conselho de Recursos e aconteceu em Curitiba/PR
4 de dezembro de 2025
Contran altera regras da CNH e flexibiliza etapas para categorias A e B, permitindo curso online e prática com instrutor autônomo. Categorias C, D e E permanecem no modelo tradicional.
4 de dezembro de 2025
INSS suspende averbações do AGIBANK após auditoria da CGU revelar contratos pós-óbito, refinanciamentos sem autorização e milhares de operações irregulares no consignado.
4 de dezembro de 2025
Berwanger Advogados entra em recesso de 22/12/2025 a 11/01/2026. Atendimentos urgentes devem ser solicitados até 21/12. Retorno previsto para 12 de janeiro.
3 de dezembro de 2025
O Superior Tribunal de Justiça decidiu na semana passada um caso que afeta um bom número de clientes, que é o Tema 1.124.
28 de novembro de 2025
A partir de 2 de março de 2026, todos os pedidos judiciais do Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinados a pessoas com deficiência deverão passar, obrigatoriamente, por uma avaliação biopsicossocial. A exigência, aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem o objetivo de unificar os critérios de conces
Mostrar mais